ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Nós somos filhos de Deus no Filho Dele que é Jesus. Foi por muito amor que Ele nos criou e nos quer felizes. Temos muitas necessidades, uma delas é o amor que nos eleva como pessoa. Esse amor vem de modo abrangente que atinge o nosso ser por inteiro. Temos necessidade de justiça, de paz, de fraternidade, de comunidade autêntica e de valores cristãos que nos ajudem a crescer na maturidade da fé em Deus que tudo faz por nós. Precisamos ser humildes pedintes e esperar tudo Dele, que está pronto a nos atender. É o que nos fala Jesus nesta passagem do Evangelho. Portanto, precisamos de fé plena em Cristo, pois, por intermédio Dele, é que Deus nos dá aquilo que necessitamos.

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas” (Mt 7, 7-12).

Cada um de nós deve praticar a justiça de Deus que consiste em fazer o bem a todos naquilo que queremos que os outros nos façam. Basta de violência e de ódio no mundo”. Vamos colocar o amor e o perdão para gerar a paz e a verdadeira justiça. O nosso Deus nos atende sempre e está pronto a nos ouvir, pois Ele é amor.

O valor do Reino está condicionado com a vivência dos valores cristãos. Não podemos jamais ficar na lógica do mundo que é de fazer concessões e separações por categorias econômicas ou de status sociais. A quaresma nos prepara para a Páscoa que é uma explosão da vida no Cristo Ressuscitado. Jesus vem transformar todas as instituições e os nossos corações para reinar o amor incondicional aos que mais precisam de nós que são os doentes e pobres deste mundo que estão gritando por justiça e paz. Assim podemos dizer com o salmista: Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

Amém!!!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Às 8h do próximo sábado (10/03), no salão comunitário do Conselho Metropolitano da Sociedade São Vicente de Paulo (antigo Asilinho), cujo endereço é Rua Doutor Veloso, 1078, Centro de Montes Claros, concentração, formação e 2ª Marcha das Mulheres de Montes Claros

Nenhum comentário: