ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 6 de março de 2012

“Quem se humilhar será exaltado”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus sempre nos chama atenção e nos alerta para a conversão e uma vida de humildade e serviço. Deus quer a sinceridade nos nossos atos. Não devemos nos aproveitar do cargo de evangelizador para ser mais entre os outros e tirar vantagem disso. Isaías nos mostra que devemos nos lavar e nos purificar por inteiro e deixar de fazer o mal. Deus não gosta de atitudes más à sua frente, e sim de fazer o bem.

Deus quer que façamos o bem aos pobres, viúvas e órfãos, e ainda quer corrigir quem é opressor. Se fizer isso mesmo, que os pecados sejam maculados em púrpura e tornarão brancos como a neve, pois Deus perdoará todos eles. Se os atos forem bons e justos, temos o favorecimento de Deus na fartura que vem da terra e do trabalho que fazemos, mas, se não fizermos isso e nem nos arrependermos dos pecados que fazemos, vamos todos padecer (cf. Is 1, 10.16-20). Então porque não mudamos de vida de pecado para uma vida de obras boas e justas?

Jesus nos fala, através do evangelista Mateus, que devemos seguir o que os fariseus e escribas nos orientarem, pois são mestres da Lei e podem nos ensinar, mas não devemos fazer o que eles fazem porque todos os seus atos são para aparecer e tirar proveito. Muitas vezes, no nosso mundo assim, aqueles que estão com poder ditam normas e regulamentos que são bons, mas, na prática, eles agem sem escrúpulos e querem prestígios na sociedade.

Jesus ainda exorta a todos que querem segui-Lo, que devemos ter Ele como Mestre, Guia e Pastor, e ainda estar em prontidão de serviço a todos, sem privilégio algum (cf. Mt 23, 1-12). Jesus tem autoridade para dizer, porque o que Ele fala está traduzido no seu agir. Isso é coerência de vida e missão. Se quisermos seguir Jesus devemos ser autênticos cristãos na nossa vida e na ação com todos os nossos irmãos de caminhada na comunidade, na família e na sociedade em que vivemos para reinar a justiça e a paz para todos (1).

Segue também abaixo o comentário ao Evangelho do Dia feito por São Pio de Pietrelcina (1887-1968), Capuchinho - T, 54 - “Quem se humilhar será exaltado”

“Não pares de realizar atos de humildade e de amor a Deus e aos homens; porque Deus fala àquele que tem o coração humilde perante Ele e enriquece-o com os Seus dons. Se Deus te reservar os sofrimentos do Seu Filho e quiser que conheças a tua própria fraqueza, é preferível seres humilde do que perderes a coragem. Faz subir até Deus uma oração de abandono e de esperança quando a tua fragilidade te fizer cair, e agradece ao Senhor todas as graças com que ele te enriquece” (2).

Amém!!!


(1) Reflexão da Liturgia de hoje pelo teólogo José Benedito Schumann Cunha
(2) Comentário vindo por e-mail de arautos@evangelhodiario.org (06-03-2012)

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

PROGRAMAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO ARQUIDIOCESANA DEFINIDA EM REUNIÃO NO DIA 05/03/2012 com participação dos missionários Antônio Brígido de Lima (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), Viviane Carvalho (jornalista e única que demonstrou interesse, até agora, em participar do 5º Encontro de Jornalistas de Igrejas particulares da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; a mamãe de Viviane faz aniversário no próximo dia 14), Ricardo Soares de Oliveira (enfermeiro, professor e agente de pastoral) e Valim Rodrigues Rocha (que faz aniversário no próximo dia 15)

DIA 15/03 às 11h, Equipe de TV da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana visitará sede do Canal 20/Mastercabo em Montes Claros (MG) - Rua Joviniano Ramos, 695, Bairro São José, em MOC - (38) 3214-4588

DIA 15/03 também é o prazo final para entrega de materiais para a edição de abril de 2012 do jornal "Clarão do Norte"; textos devem ter, no máximo, 45 linhas; foi definido que o "Clarão do Norte" poderá se tornar quinzenal e depois semanal e, quem sabe, colorido

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Nenhum comentário: