ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cristo renova a Lei e o Templo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs na caminhada com Cristo junto com Maria e a intercessão dos Santos...

A liturgia nos faz ter contato com o que é bom e com o que nos faz ver a necessidade do que precisa ser mudado, purificado e limpado na nossa vida de família, de comunidade e de sociedade. Estamos na Quaresma, que é um tempo privilegiado de purificação e mudança para tentarmos ser melhores em nossa vida e para podemos receber as graças de Deus. Deus é bom e sempre estende as mãos a nós para nos ajudar a nos libertar de todo o mal que acomete em nossa vida.

A liturgia da Palavra nos mostra dois pontos importantes da religião judaica que são a Lei e o Templo. Com decorrer do tempo, também é preciso de mudança de rumo e purificação no trato das coisas de Deus, pois estavam agindo mecanicamente ou rotineiramente, sem colocar valor naquilo que foi proposto pelo Deus da Vida.

No Livro do Êxodo, vemos Deus que entrega a Lei a Moisés para que o povo siga para ter vida sempre. Estamos aqui em um contexto de Êxodo e de Páscoa, como parte de uma Aliança de Deus (cf. Ex 20, 1-17). Sabemos como foi a libertação do Povo de Deus, que saiu do Egito onde estava escravo e foi libertado por intermédio de Moisés com a força de Deus. Como próprio Deus faz e age: "Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou da escravidão do Egito".

O nosso Deus é libertador, tira um povo de um lugar em que não era livre. Mas esse povo precisa também se libertar dos erros morais e espirituais. Então Deus dá a Lei e os Mandamentos que vão regular as ações humanas para trazer justiça e paz ao povo que acabara de ser livre e estava a caminho da terra prometida por Deus.

Os Mandamentos de Deus trazem vida e amor, pois quem quer ser fiel a Deus precisa vivenciar o amor a Deus, consigo e com todos que caminham conosco nesta vida para poder chegar à vida plena no céu. A salvação e a libertação passam pelo viés do amor e da coerência de vida Naquele que é tudo em nossa vida.

Isto é, temos o nosso Deus que sempre está ao nosso lado. Devemos ser fiéis a Ele, pois Deus é fiel sempre. Por que nos esquecer de Deus e ficar em uma vida longe Dele e vivendo uma vida sem regra e sem Lei?

Jesus vem dar uma nova luz na Lei e nos Mandamentos para ser instrumento de vida e libertação. A nova Lei será resumida em duas, como Amar a Deus e aos irmãos como a nós mesmos. A lei de Deus foi restaurada em Cristo.

O apóstolo Paulo afirma, na Primeira Carta aos Coríntios, que acabamos de ouvir, que o projeto de Salvação passa pela morte na cruz. "Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios". Não há outro caminho para ter a salvação e libertação. Por isso devemos seguir Cristo também na sua cruz e assumindo ela em nossa vida diária e comunitária (cf. 1 Cor 1, 22-25).

No Evangelho de São João, vemos que Jesus se apresenta como o NOVO TEMPLO… Nós sabemos que o templo era sagrado para os judeus. Era regra todo ano levar oferta e sacrifício a Deus no templo de Jerusalém (cf. Jo 2, 13-25). Isso, com o tempo, as ofertas produziam muito dinheiro e abuso, com mais exploração.

Jesus age com zelo e quer a purificação do templo, pois esse lugar não foi feito para o comércio, mas para louvor e culto a Deus. Agora Jesus é o novo templo, pois o de pedra já tinha concluído a sua função. Agora é Jesus que tudo se culmina, pois Ele é libertador e nosso salvador.

O que devemos purificar na nossa vida e o que deve ser transformado, limpado e arrancado para termos a grande alegria da Salvação de Deus a nós?

Jesus é a fonte de vida que traz a verdadeira justiça e paz. Todos são chamados a ficar com Ele, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida. Que esta Celebração da Palavra e a Liturgia que participamos nos leve à verdadeira purificação de vida para podermos celebrar bem a Páscoa de Jesus que é a nossa Páscoa que queremos viver.

Amém!


Texto pensado e escrito para ser publicado em 09 de março de 2012

Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.


Foto de José quando ministro do Batismo

REUNIÃO AMPLIADA DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS


20/03/2012 às 18h

LOCAL
Sede da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana desde 2007
Rua Januária, 387, Centro de Montes Claros
CEP 39.400-077

SITE
www.arquimoc.org.br

BLOGS
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

E-MAILS
pascac@arquimoc.org.br
pascac25@hotmail.com

Associação Bom Pastor/Comunidade Esdras
Rua Grão Mogol, 287, Centro de Montes Claros (MG)
www.bompastor.org.br

Nenhum comentário: