ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Habemus Papam, graças a Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja Católica Apostólica Romana tem o seu fundamento na voz de Cristo a Pedro: “Bem-aventurado és tu, Simão filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus (Mt 16, 17-19).

Ao olharmos a história da Igreja nesses quase dois mil anos de existência, realmente ela tem o seu fundamento em Cristo e coloca Pedro na direção da Igreja, através da sua profissão de Fé: tu és o Cristo, Filho de Deus Vivo (Mt 16, 15) e que tem palavra de vida eterna (Cf. Jo 6, 68). Assim a Igreja sempre teve e tem na sua chefia um sucessor de Pedro. Hoje para nós Pedro é o Papa Bento XVI.

Infelizmente, escândalos são inevitáveis, devido à natureza pecadora da pessoa humana, mas devemos estar vigilantes e em comunhão com Deus para não cair em tentação e praticar o mal. Jesus já nos alertou dizendo: “Ai do mundo porque causa dos escândalos! É necessário que haja escândalo, mas ai do homem pelo qual o escândalo vem!” (Mt 18, 7).

As falhas e os erros dos padres estão sendo utilizados como armas contra a Igreja, afirmou na terça-feira, 06 de abril, o decano dos cardeais, Monsenhor Angelo Sodano, num momento em que a Igreja está em plena crise pelos escândalos de pedofilia dentro do clero. “Agora é uma divergência cultural: o Papa encarna verdades morais que não são aceitas e, desta maneira, as falhas e os erros dos padres são utilizados como armas contra a Igreja”, afirmou o cardeal em uma entrevista ao L’Osservatore Romano, o jornal do Vaticano.

“Por trás dos ataques injustos contra o Papa, há conceitos da família e da vida contrárias ao Evangelho”, acrescenta o Prelado que, no domingo (04), expressou, durante a Missa de Páscoa no Vaticano, o apoio de toda a Igreja a Bento XVI. “Agora se esgrime a arma da pedofilia contra a Igreja. Antes, eram as batalhas do modernismo contra Pio X, depois a ofensiva contra Pio XII por seu comportamento durante a Segunda Guerra Mundial e, por último, contra Paulo VI pela encíclica ‘Humanae Vitae’ contra a contracepção”, concluiu (06 de abril de 2010 às 14h e 31min no www.terra.com.br).

“Dizem que deveríamos reagir de forma diferente diante desses ataques”, continuou o cardeal. "A Igreja tem seu estilo e não adota os métodos que hoje são usados contra o Papa. A única estratégia que temos é a do Evangelho”. Segundo ele, a comunidade cristã também “sente-se ferida quando existe a tentativa de implicá-la nesses casos tão graves e dolorosos, cometidos por algum sacerdote, transformando culpas e responsabilidades individuais em culpa coletiva com uma racionalidade incompreensível” (Cf. L’Osservatore Romano de 06 de abril de 2010).

Os culpados devem ser punidos e que seja banida do nosso meio toda forma de pecado que desfigura a pessoa humana. O ser humano deve procurar adesão a Jesus Cristo e ser coerente em suas atitudes e testemunhar, com sua vida, que somos criaturas novas sem as rugas do pecado e da imoralidade.

O Papa tem tido posição firme nas questões da fé, da doutrina, pois ele é o guardião do depósito da fé deixada por Cristo à sua Igreja, nos orienta guiado pelo Espírito Santo. Esta autoridade vem de Deus. Os valores cristãos, como a família, a preservação da vida desde a sua concepção até a morte natural das pessoas, não mudam. O que valia ontem vale hoje e valerá sempre, pois Deus é Verdade Suprema.

"Respondit Iesus et dixit ei: Si quis diligit me, sermonem meum servabit, et Pater meus diliget eum, et ad eum veniemus et mansionem apud eum faciemus." (Jo 14, 23)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 06 de abril de 2010

Nenhum comentário: