ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 10 de abril de 2010

Na Comunidade, encontramos o Senhor Ressuscitado

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Cada domingo é dia do Senhor Ressuscitado. No clima da Páscoa, a Igreja se reúne na comunidade de irmãos e irmãs para proclamar a nossa fé na Ressurreição e encontrar o Cristo Ressuscitado no nosso meio. A liturgia nos mostra que a COMUNIDADE CRISTÃ é um espaço privilegiado de "Encontro" com Jesus Ressuscitado.

Nos Atos dos Apóstolos, nos é apresentado que a vida de comunidade é o lugar privilegiado para nós continuarmos a Missão de Jesus Cristo. Notamos que a comunidade tinha uma fé viva no Senhor, como se pode verificar: “Todos os fiéis se reuniam, com muita união... Eram pessoas estimadas por todos. O povo estimava-os muito...”. Os gestos fraternos são importantes e que exercem forte atração sobre todos. “Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé...” (Cf. At 5, 12-16).

O que atraía os cristãos era presença de Jesus em cada pessoa, a libertação ocorrendo em cada um. Não precisa ver fisicamente Jesus, pois agora a comunidade é forma visível da presença espiritual de Cristo Ressuscitado no meio do Povo. O testemunho das pessoas renovadas mostra a Fé no ressuscitado (Cf. At 5, 12-16).

No livro do Apocalipse de São João, nos são mostrados a Força e Poder de Cristo, e é n’Ele que a Comunidade Cristã encontra disposição para caminhar e vencer os obstáculos que se opõem à vida nova de Deus. Agora, os cristãos não têm o que temer. Jesus é o Princípio e o Fim de todas as coisas. Não há lugar para o medo. Jesus está vivo, como podemos dizer: “Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos” (Ap 1, 9-11a.12-13. 17-19).

No Evangelho, o Evangelista São João mostra o CRISTO vivo e ressuscitado. Ele é o Centro da Comunidade Cristã (Cf. Jo 20, 19-31). A comunidade se organiza, e o que vai dar força e tirar o medo e a fragilidade dela é o Cristo Ressuscitado.

Assim a Paz d’Ele acontece e encontramos provas de que Jesus está vivo, e a prova da sua presença é o amor dos irmãos e das irmãs nos gestos concretos de solidariedade, partilha, compaixão aos mais pobres e excluídos da sociedade dita pós-moderna. Jesus se apresenta aos apóstolos que Ele é vivo. Um não estava presente. Quando ficou sabendo, queria prova. Mas Jesus surge novamente.

Então Tomé acredita. Mas Jesus exorta feliz quem não viu e creram no Senhor (Cf. Jo 20, 19-31). Hoje Jesus quer esse testemunho nosso com os olhos da nossa fé n’Ele. Ele está vivo na Comunidade Igreja. Precisamos testemunhá-Lo com coragem esta verdade.

Assim, o primeiro dia da semana é domingo. Jesus inaugura o novo tempo. Agora a comunidade se reúne pela sua Palavra e pela Eucaristia numa festa de encontro com o Ressuscitado com a comunidade reunida. Nela, as pessoas se formam família, onde reina o perdão, amor, palavra e pão partilhado. Jesus se faz presente em cada pessoa que se reúne como a família de Deus. Então, na comunidade, encontramos o Senhor Ressuscitado. Aleluia!

“Dicit ei Iesus: Quia vidisti me, credidisti. Beati, qui non viderunt et crediderunt!” (Jo 20, 29)

"Jesus lhe disse: Acreditaste por que me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem vistos" (Jo 20, 29)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: