ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 20 de abril de 2010

A Igreja está em festa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Igreja se sente muito feliz pela celebração do dia de Santo Expedito, 19 de abril. Ela está em festa. Pois neste dia também faz cinco anos que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, iniciou o seu governo como Bispo de Roma. O Papa é o sucessor de Pedro, que foi o primeiro Papa. Jesus confirma o pastoreio de Pedro, depois que Ele faz três perguntas ao Apóstolo e este, mesmo na terceira pergunta, mesmo triste, mas já firme na fé, responde, com o amor que Jesus pede a cada um de nós.

É o amor perfeito que é capaz de doar a própria vida em nome de Cristo. Agora Pedro torna-se destemido, mesmo diante da maldade das autoridades, dos sofrimentos, prisões e flagelações. Nada mais o impede de testemunhar com coragem o Cristo.

Podemos verificar o que Evangelista João nos diz. “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: apascenta os meus cordeiros. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: pastoreia as minhas ovelhas. Pela terceira vez, Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito pela terceira vez: tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 15-17).

Por que será que Jesus fez três vezes a mesma pergunta a Pedro, e sempre Pedro respondia de imediato? Haveria uma divergência no vocabulário de ambos, no tocante ao verbo “amar”? Isto é devido que o amor vai mais além. Não é um amor de irmão ou de indivíduos ou de grupo, mas um amor que supera todas as barreiras de raça, credo e nação. Este amor faz com que a pessoa seja solidária e fraterna aos que mais precisam da nossa ajuda humanitária que faz com que o outro se promova como pessoa digna de bens prioritários da vida.

O Papa Bento XVI afirmou perante a um grupo de cardeais que, nestes momentos de "tormento", não se sente só e que a Igreja está ferida pelos pecados, mas que ainda confia no conforto de Deus. O Papa fez essas declarações durante o almoço oferecido a ele por 46 cardeais por ocasião do quinto aniversário de seu Pontificado.

Já este fim de semana, durante sua viagem a Malta, o Papa disse que a Igreja “está ferida por nossos pecados, mas que Cristo ama essa Igreja e que seu Evangelho é a verdadeira força que purifica e cura” (conferir em www.uol.com.br com acesso 19 de abril de 2010 15h e 51min). Neste momento, o Papa sente, com força, que não está só. Sente que tem ao seu lado todo o Colégio Cardinalício que, com ele, compartilha tormentos e consolo, informou o jornal “L'Osservatore Romano”.

O diário da Santa Sé acrescentou que o Papa agradeceu ao Colégio Cardinalício pela "ajuda que recebe dia-a-dia" e se referiu “aos pecados da Igreja, lembrando que ela, ferida e pecadora, confia ainda mais no conforto de Deus”.

Assim, a Igreja tem um guia seguro e firme na questão de Fé e nos anima para o amor fraterno, penitencia-se pelos pecados e procura-se converter e tonar-se amiga da luz, quando as nossas boas obras darão testemunho do Cristo vivo que quer estar conosco sempre na sua Palavra libertadora e na Eucaristia que nos fortalece e dá vida nova sempre. Não tenhamos medo, pois temos o pastor que nos conduz e nos leva à verdadeira pastagem onde tem alimento e água fresca. Ele segue o modelo perfeito do Bom Pastor que é Jesus. Vem e segue-me. Não seja mais pecador, converta-se e crede no Evangelho.

Viva o Papa, viva Cristo e que a sua Igreja seja sempre o sinal do Deus libertador.

“Dicit ei tertio: Simon Ioannis, amas me? Contristatus est Petrus quia dixit ei tertio: Amas me? Et dicit ei: Domine, tu omnia scis, tu cognoscis quia amo te. Dicit ei: Pasce oves meãs.” ( Jo 21, 17)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 19 de abril de 2010

Nenhum comentário: