ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Temos vida eterna com Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Temos vida eterna com Deus. Ele é a fonte da vida. Sem Deus, nós somos criaturas errantes e sem rumo. Com Ele, podemos ter uma comunhão plena que leva à vida. O Papa Bento XVI observou que somente a relação com Deus pode amparar a vida para além das águas da morte, para conduzir os vivos por meios delas.

O Papa explicou que a vida eterna de que fala Jesus, na sua oração sacerdotal, inserida por São João entre os discursos de adeus da Última Ceia. Na Missa da Ceia do Senhor, celebrada na Basílica de São João de Latrão, Bento XVI refletiu sobre o Mistério da Quinta-Feira Santa, analisando justamente o “texto inesgotável” narrado por João. “A vida é relação”, explicou o Papa. “Ninguém tem a vida por si mesmo e somente por si mesmo”. A nossa vida se torna autêntica, verdadeira, e assim também eterna, “se conhecemos aquele que é fonte de todo ser e de toda vida” (notícia tirada de www.h2onews.org em 02 de abril de 2010).

Somos chamados a ser cristãos renovados nas atitudes, quando podemos dar testemunho d’Ele em todos os lugares. “Tornemo-nos amigos de Jesus, procuremos conhecê-Lo sempre mais! Vivamos em diálogo com Ele! Aprendemos d’Ele a vida reta. Sejamos suas testemunhas! Assim nos tornaremos pessoas que amam e então agiremos de modo justo. Então viveremos realmente” (notícia tirada www.h2onews.org em 02 de abril de 2010).

“Eu fiz com que eles conhecessem teu nome”, diz Jesus, na sua oração. Por isso agora podemos dizer, segundo o Papa, que “realmente se trata de Deus próximo, um Deus conosco”. Por fim, Jesus “pede a Igreja ao Pai”, pede que o anúncio dos discípulos prossiga no decorrer dos tempos e que os fiéis estejam em comunhão com Deus e com Ele mesmo. Por isso, hoje nos pede. “Você vive, mediante a fé, na comunhão comigo e, assim, com Deus? Ou não vive talvez para si mesmo, distanciando-se assim da fé?”.

Devemos entender a dor de Jesus, concluiu o Papa antes de realizar o gesto do Lava-Pés a 12 sacerdotes da Diocese de Roma, “pelo fato de que estamos em contraste com a sua oração e colocamos resistência ao seu amor” (notícia tirada www.h2onews.org em 02 de abril de 2010). Essas palavras do Papa Bento XVI, nos animam a estar em comunhão sempre com Deus, pois Ele é o Amor que não tem fim. Devemos mergulhar nesse amor que traz vida para todos.

Deus nos chama para a verdadeira vida, uma felicidade que não tem fim. Esta conquista está sintonizada na vida do Cristo servidor, Aquele que se põe a lavar os pés dos apóstolos para dar exemplo. Ele, sendo Deus e Mestre, não abusou desse poder, colocou-se servidor de todos. A sociedade dita moderna esquece que vamos ter vida, se cada pessoa se dispuser no serviço solidário aos mais sofredores e excluídos da nossa sociedade.

A Igreja é sinal visível da caridade de Deus quando se coloca a serviço dos doentes e dos desvalidos da nossa sociedade. A fé é gerada pela crença de Deus que vem até nós como Salvador, nos dando o caminho correto a seguir para chegar à eternidade. Somos viajantes neste mundo e sabemos para onde vamos, pois Jesus Cristo é CAMINHO, VERDADE E VIDA. Sem Ele, nós morremos e, com Ele, temos vida em abundância.

“In hoc clarificatus est Pater meus, ut fructum multum afferatis et efficiamini mei discipuli.” (Jo 15, 8)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 05 de abril de 2010

Nenhum comentário: