ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O amor exige vivência em Cristo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O amor é fruto da nossa vivencia cristã. Por isso, na comunidade, nós podemos fazer a experiência desse amor que Deus tem para cada pessoa humana. A essência de Deus é o amor (Cf. 1 Jo 4, 7). Jesus nos diz: “Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama; e quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14, 21). Se nos aderirmos a Cristo, numa coerência de vida e der testemunha de vida na autenticidade da fé n’Ele, o mundo se transformará. Esta transformação torna-se visível na partilha de bens, na solidariedade dos que não têm nada e compaixão com os pobres, doentes e excluídos da nossa sociedade.

O nosso agir será luz para outros, porque vamos demonstrar com nossos atos que somos de Cristo e Ele estará em comunhão conosco. Na audiência geral realizada na manhã de hoje [ontem] na Praça São Pedro, diante de mais de 16 mil fiéis, Bento XVI apresentou as figuras de dois santos sacerdotes, ligados à cidade de Turim, que visitará no próximo domingo: São Leonardo Murialdo e São José Cottolengo, sacerdotes do século XIX (notícia tirada do site H2Onews - Newsletter em 28/04/2010).

O Papa Bento XVI recordou a todos como o núcleo central da espiritualidade de São Murialdo, do qual se celebra os 110 anos de morte, fosse “a convicção do amor misericordioso de Deus” e que a lei do seu sacerdócio foi o “amor de Deus e amor a Deus”. De São José Benedito Cottolengo, que viveu 40 anos antes de Murialdo, o Papa recordou a criação da obra da “Pequena Casa da Divina Providência”, conhecida hoje como “Cottolengo”, uma comunidade na qual pessoas sãs e enfermas compartilham na alegria o mesmo peso cotidiano, e que se definia sempre “o operário da Divina Providência” (notícia tirada do site H2Onews - Newsletter em 28/04/2010).

Ainda o Papa nos diz que: “Viveram o seu ministério no dom total da vida aos mais pobres, aos mais necessitados, aos últimos, encontrando sempre a raiz profunda, a fonte inesgotável da sua ação na relação com Deus, nutrindo-se do seu amor, na profunda convicção de que não se pode exercer a caridade sem viver em Cristo e na Igreja” ( notícia tirada do site H2Onews - Newsletter em 28/04/2010).

Com estas palavras do Papa, somos animados a crer que a Igreja é a testemunha viva do Cristo Ressuscitado e que seus sacerdotes estão constantemente na intimidade com Cristo, na oração, na vivência comunitária, no trabalho missionário e comprometido com os mais fracos. Não podemos ter um comportamento de individualismo da fé, de uma espiritualidade egoísta, que quer um Deus só para si, sem ter um vínculo comunitário com os outros irmãos na fé. Não se pode viver o Cristianismo sozinho, mas este deve estar sintonizado com a Igreja e com o seu magistério que orienta para uma fé verdadeira, sem emocionalismo, e que leva ao amadurecimento da prática cristã no amor.

“Carissimi, diligamus invicem, quoniam caritas ex Deo est; et omnis, qui diligit, ex Deo natus est et cognoscit Deum.” (1 Jo 4, 7)


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 28 de abril de 2010

ACESSE www.h2onews.org

Nenhum comentário: