ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bento XVI explica como o cristão deve esperar o Natal

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão, a cada ano, celebra o Natal do Senhor porque é um acontecimento importante para a humanidade. Um menino nos foi dado e está em nosso meio. A simplicidade e o amor dessa criança contagiam todo coração. Ninguém é como Ele. Jesus vem até nós e o nosso coração se torna manjedoura. Deixa esse menino nascer, desenvolver e crescer em nós. Somos novos na medida em que configuramos em Cristo a nossa vida.

O papa Bento XVI indicou na Catequese desta quarta-feira, 22 de dezembro de 2010, qual é a atitude fundamental do cristão na expectativa para o Natal. "A alegre espera, característica dos dias que precedem o Santo Natal, é certamente a atitude fundamental do cristão, que deseja viver frutuosamente o renovado encontro com Aquele que vem habitar em meio a nós: Cristo Jesus, o Filho de Deus feito homem", destacou (FONTE Site da Arquidiocese de Diamantina).

Ele recordou que a liturgia, durante o Advento, serviu como preparação para acolher, com disponibilidade e reconhecimento, a vinda do Senhor e contemplar sua entrada no mundo. O bispo de Roma apontou os personagens da Sagrada Escritura que souberam priorizar a Encarnação do Messias como modelo para viver essa espera alegre. Ao lado da expectativa desses, encontra espaço e significado a expectativa dos homens de hoje.

"Toda a existência humana, de fato, é animada por esse profundo sentimento, pelo desejo de que o que há de mais verdadeiro, de mais belo e maior que entrevimos e intuímos com a mente e o coração possa vir ao nosso encontro e, diante de nossos olhos, possa tornar-se concreto e nos levante", salientou. O sumo pontífice indicou seu desejo para um santo e feliz Natal.

"Em meio à atividade frenética dos nossos dias, esse tempo dê-nos um pouco de calma e de alegria e nos faça tocar com a mão a bondade do nosso Deus, que se faz Menino para nos salvar e dar nova coragem e nova luz ao nosso caminho", orientou Bento XVI. Para ele, é preciso tentar imitar e perceber Deus no semelhante, seja ele de que tipo for.

O papa falou sobre algumas ideias de Santo Irineu sobre esse mistério, como a de que Deus, com o Menino Jesus, chama novamente a humanidade à semelhança consigo mesmo. "Vemos como é Deus. E, assim, recordamo-nos que nós devemos ser semelhantes a Deus. E devemos imitá-Lo. Deus se doou, Deus se deu a nossas mãos. Devemos imitar Deus. E, finalmente, a ideia de que, assim, podemos ver Deus. Uma ideia central de Santo Irineu: o homem não vê Deus, não pode vê-lo e, assim, está nas trevas com relação à verdade, com relação a si mesmo. Mas o homem, que não pode ver Deus, pode ver Jesus. E, assim, vê Deus, assim começa a ver a verdade, assim começa a viver", ensinou.

O papa ressaltou o sentido do Natal a partir de algumas ideias centrais de Santo Irineu, explicando que, em Cristo, o homem se torna capaz de ver Deus. Segundo o santo padre, a Encarnação do Verbo de Deus dá a cada homem uma mesma missão: exatamente a de ser semelhante a Ele e de tender à verdadeira vida, de chegar à visão de Deus no rosto de Cristo.

Bento XVI também salientou outra ideia central de Santo Irineu: a de que devemos nos acostumar a perceber Deus. "Deus está normalmente distante da nossa vida, das nossas ideias, do nosso agir. A vinda do Senhor, por isso, não pode ter outro propósito senão aquele de ensinar-nos a ver e amar os acontecimentos, o mundo e tudo aquilo que nos circunda, com os olhos próprios de Deus", afirmou (FONTE Site da Arquidiocese de Diamantina).

O sucessor de Pedro alertou para o risco de esta época do ano contar apenas com a preparação da realidade exterior. O Natal é também um forte convite para que cada ser humano, o Estado e outras instituições, se reveja interiormente com a mesma dedicação destinada a enfeitar as casas e as ruas da cidade. "Jesus Menino, chegando a nós, não nos encontre despreparados. Purifiquemos, portanto, a nossa consciência e a nossa vida daquilo que é contrário a essa vinda: pensamentos, palavras, atitudes e ações, dispondo-nos a realizar o bem e contribuir para realizar, neste nosso mundo, a paz e a justiça para todo o homem e a caminhar assim ao encontro do Senhor".

Por fim, o papa lembrou que o presépio é um símbolo característico do tempo natalício. "O presépio é expressão da nossa expectativa, de que Deus se aproxima de nós, de que Jesus se aproxima de nós, mas é também expressão de dar graças Àquele que decidiu partilhar da nossa condição humana, na pobreza e na simplicidade", valorizando a alegria pessoal ao ver que é uma tradição que se redescobre nos lares e locais de trabalho e encontro” (FONTE Site da Arquidiocese de Diamantina).

Essas santas palavras do nosso papa, não nos deixam dúvidas de que cada cristão deve se incorporar por inteiro a Cristo, ser outro Cristo para ser sinal no mundo tão carente de amor solidário, de despojamento ao outro e aos que mais sofrem.

A lição do Natal é levar a defesa da vida até as últimas conseqüências, não importando as dificuldades e nem os obstáculos que teremos pela vida repleta de Ética e permeada de valores do Evangelho. A vida é importante e tem que ter ajuda e defesa em todos os seus estágios, desde concepção até a morte natural.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 23 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: