ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A chegada de um mundo novo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O Advento é um tempo propício para celebrar a chegada do Senhor. Não é apenas uma preparação para o Natal. Jesus nasce na vida de todos que estão dispostos a vivenciar os valores cristãos. Estes são: o amor, o perdão, a partilha, a solidariedade e a fraternidade.

No Livro do Profeta Isaías, há o Hino à ALEGRIA. Ele quer despertar em cada pessoa a força e a esperança das pessoas que estão no exílio. O contexto era um dos piores da História do Povo de Israel. O templo de Jerusalém fora destruído. As pessoas foram deportadas para a Babilônia.

Mesmo com essas situações ruins, o Profeta alimenta a esperança de dias melhores para o povo de Deus. Isso vai trazer alegria, com linguagem messiânica, como o deserto vai florir, a tristeza vai dar lugar para a alegria e Ele libertará os cegos, os coxos, os mudos de suas doenças (Cf. Is 35, 1-6a.10).

Vai ser um mundo novo através desses sinais, um lugar onde tudo se harmoniza com a chegada desse novo tempo para o povo. Assim, para nós, também quando as coisas parecem que estão ruins, então vai surgir uma nova realidade, boa e libertadora para cada um de nós.

Na Carta de São Tiago, é feito um convite a todos que esperam na fé e na perseverança, com PACIÊNCIA. Essa atitude nos ajuda a ser fiéis a Deus, nos mostra que tudo tem o seu tempo e fim. Nós, que acreditamos em Deus e é em Deus que devemos depositar toda a nossa confiança, devemos crer que Ele é a nossa força e fortaleza (Cf. Tg 5, 7-10).

No Evangelho de Mateus, Jesus mostra que o mundo novo anunciado pelo Profeta Isaías já chegou. Os sinais de sua chegada já estão acontecendo, como já foi predito pelo Profeta (Cf. Mt 11, 2-11). O contexto da época era complicado. João se encontrava preso por Herodes por causa dele ter reprovado o comportamento desse rei.

Na prisão, João ficou sabendo das obras que Jesus fazia e que era diferente o que ele pregava no deserto, pois ele achava que viria um juiz severo para castigar os pecadores. Só que Cristo era misericordioso e compassivo com os pecadores. Então João queria saber se era Ele o Messias esperado ou tinha que esperar por outro salvador.

Então Jesus responde e aponta sinais que o Profeta Isaías já tinha predito e anunciado, e que eram sinas concretos da vinda do Messias e do novo Reino instaurado: os cegos, os paralíticos, os leprosos, os surdos seriam curados, e os pobres seriam evangelizados. E ainda Jesus diz: “Feliz quem não se escandalizar de mim”.

O que Jesus fazia comprovava o que o Profeta tinha dito. Jesus dá testemunho de João Batista. Não é um CANIÇO que verga conforme o vento. João não é um pregador oportunista, que tira vantagem e adapta as situações presentes. Ele não abusa do dinheiro em luxo ou na fortuna. Cristo ainda faz um grande elogio a ele. João é mais que profeta. Ele é o maior, nascido de mulher no mundo. E ainda acrescenta. “No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele”. O Reino de Deus é marcado pela justiça e pela paz.

A ação libertadora de Deus em nós se traduz em nossas ações que geram vida em abundância para todos. Não podemos acostumar com o mal, mas promover o bem na família, na sociedade e na comunidade Igreja. Nós devemos ser sinais do Reino no mundo com nossas ações evangelizadoras, e levar a palavra genuína de Cristo através do nosso testemunho cristão que desperta todos para a corrente do amor-doação.

Todos terão vez e voz no Reino de Deus, que já e construído no meio de nós. Assim podemos dizer: “Alegrai-vos sempre no Senhor, de novo vos digo. Alegrai-vos: o Senhor está perto” para celebrar o Natal do Senhor”.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 09 de dezembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

> > > De 09 a 19 de dezembro de 2010, Exposição do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, Centro de MOC. Dentre muitas outras atrações, como a imagem de Maria, Mãe da Igreja feita por artista norte-mineiro especialmente para este 1º Centenário, fotos das 59 matrizes desta Igreja particular. Participe!













Nenhum comentário: