ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A santidade é o objetivo da vida do cristão, disse Bento XVI

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão pelo Batismo é chamado a ser santo. Todos somos chamados a seguir Jesus Cristo, fonte inesgotável de santidade. Em Cristo, somos mais que vencedores e nos tornamos fortes nas tentações. Temos coragem para ser coerentes no agir cristão (Cf. Rm 8, 37). Cada pessoa deve procurar o bem e fazer tudo conforme a vontade de Deus. Não podemos servir a dois senhores, pois podemos contrariar a verdadeira felicidade que está no exercício do amor solidário aos que mais precisam (Cf. Mt 6, 24).

Hoje [primeiro de novembro de 2010] celebramos, com toda a Igreja, o dia de todos os santos e santas. O papa recordou que a Solenidade de Todos os Santos nos convida a meditar sobre a plenitude da vida divina que nos espera. "A santidade - imprimir Cristo em si mesmo -, é o objetivo da vida do cristão e nós saboreamos antecipadamente o dom e a beleza da santidade toda vez que participamos da Liturgia Eucarística, em comunhão com a multidão imensa de espíritos beatos, que no Céu aclamam eternamente a salvação de Deus e do Cordeiro", afirmou o santo padre (notícia tirada de www.cancaonova.com em 01-11-2010).

"A vida dos santos não pertence somente à sua biografia terrena, mas também ao seu viver e agir em Deus, depois da morte. Nos santos, torna-se óbvio como quem caminha para Deus não se afasta dos homens, pelo contrário, torna-se verdadeiramente próximo a eles", disse Bento XVI citando a sua Encíclica Deus caritas est. E recordando os desafios diários que enfrentamos, o santo padre destacou que "o Senhor nos dá a graça para suportar as provações desta vida terrena, as injustiças, as incompreensões e as perseguições" (notícia tirada de www.cancaonova.com em 01-11-2010).

Em seguida, o papa destacou que, nesta terça-feira, a Igreja recorda os fiéis falecidos e ressaltou que "a separação terrena de nossos entes queridos é certamente dolorosa, mas, acompanhada com a oração de sufrágio da Igreja, a morte não pode quebrar a ligação profunda que nos une a Cristo". O pontífice confiou aos cuidados da Virgem Maria a nossa peregrinação rumo à Pátria Celeste e invocou sua maternal intercessão para o descanso eterno de todos os nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição (notícia tirada de www.cancaonova.com em 01-11-2010).

Com essas palavras do nosso papa Bento XVI, possamos fortalecer a nossa fé na santidade e na crença da vida eterna. Que cada cristão possa estar em comunhão com o Deus da Vida que nos fortalece nesta jornada rumo ao céu, mas que ainda é preciso viver nesta vida em atitude de vigilância no bem, na partilha, na solidariedade e na defesa dos direitos humanos, principalmente a vida dos inocentes no ventre das mães.

Um dia, estaremos na pátria celeste e o que de bom fizemos será contado como garantia da recompensa de Deus que é sempre fiel. Isso pode ser conferido no livro de Josué. "Você sabe, com todo seu coração e alma, que nem uma de todas as boas promessas que o Senhor teu Deus te deu falhou; toda promessa foi cumprida; nenhuma delas falhou" (Js 23, 14).

Amém!

Christianus per Baptismum vocatis sanctis!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em primeiro de novembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

> > > De 09 a 19 de dezembro de 2010, Exposição do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, Centro de MOC. Dentre muitas outras atrações, como a imagem de Maria, Mãe da Igreja feita por artista norte-mineiro especialmente para este 1º Centenário, fotos das 59 matrizes desta Igreja particular. Participe!









Nenhum comentário: