ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Converter é preciso

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Estamos caminhando para o Natal do Senhor. A liturgia nos ensina que é preciso quebrar em nós os valores que não levam a nada e o egoísmo que não nos deixa de amar e servir os outros. Os valores do Reino devem ser buscados sempre, pois eles nos dão salvação. A liturgia nos apresenta duas figuras importantes, como a de Isaías e a de João Batista, que apontam a necessidade de ir ao encontro do Messias.

No Livro do Profeta Isaías, nos é apresentado um Enviado de Javé, descendente de Davi, com a missão de construir um Reino de Justiça e Paz. Esta promessa reaviva a esperança de um Povo diante de possível ameaça do imperialismo dos assírios. Como diz: “Naqueles dias, do tronco de Jessé, sairá um ramo e um broto de sua raiz”. Será movido pela força do Espírito Santo com todos os seus dons. A Reconciliação e a comunhão vão acontecer entre a humanidade e a vida planetária com seu criador. Nós sabemos que em Jesus se realiza plenamente a promessa do Messias esperado (Cf. Is 11, 1-10).

O Apóstolo Paulo exorta os cristãos de Roma a viver no amor, dando testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia, a fim de que louvem a Deus, com um só coração e uma só alma. Esses gestos serão os sinais da coerência da vida cristã. O mundo só pode ser melhor se houver amor desinteressado para aqueles que mais necessitam. Devemos nos despir do egocentrismo, da falta de amor e de solidariedade com o verdadeiro amor cristão de doação aos que mais necessitam de nossa ajuda (Cf. Rm 15, 4-9).

No Evangelho de Mateus, JOÃO BASTISTA anuncia que esse Reino está próximo, mas para que se torne realidade precisa de CONVERSÃO séria e despretensiosa do ser humano. O modo de vestir, a vida austera, o modo de se alimentar e a fala dão autenticidade à mensagem do anúncio da vinda do Messias. O deserto é o lugar teológico. Isto é, vai além da privação e do despojamento. É também o lugar tradicional dos encontros do Povo de Israel com Deus. Mas, para realizar esse Reino já em nós e no mundo, é preciso conversão (Cf. Mt 3, 1-12).


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 02 de dezembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

> > > De 09 a 19 de dezembro de 2010, Exposição do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, Centro de MOC. Dentre muitas outras atrações, como a imagem de Maria, Mãe da Igreja feita por artista norte-mineiro especialmente para este 1º Centenário, fotos das 59 matrizes desta Igreja particular. Participe!















Nenhum comentário: