ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dia Mundial da Paz

Viva Maria, a Mãe Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Estamos na última semana de 2010, o Ano Centenário da Arquidiocese de Montes Claros. Vamos começar 2011, ano em que recordaremos os 100 anos dos fatos da nomeação e posse do primeiro bispo diocesano de Montes Claros, dom João Antônio Pimenta (1911-1943). É bom lembrarmos do passado. Aprendemos muito com o processo histórico de vida de uma pessoa ou de uma instituição.

Vamos então iniciar mais um Ano Novo. Nele depositaremos muitas Esperanças de Justiça e Paz para Todos. O papa Bento XVI escolheu como tema para o dia 1º de janeiro de 2011, Dia Mundial da Paz, “Liberdade religiosa, caminho para a paz”. É muito propício esse tema. Ainda há lugares que discriminam e marginalizam credos religiosos e outras ações culturais. Há radicalismos nesses locais, como na Guerra Santa, entre a maioria (israelenses) e a minoria (palestinos). Palestinos, iraquianos, afegãos, africanos são perseguidos e violentados por constituir grupos pequenos e sem força política.

“A liberdade religiosa, portanto, é autenticamente tal quando é coerente com a busca da verdade e com a verdade do ser humano. Isto nos oferece um critério fundamental para o discernimento do fenômeno religioso e de suas manifestações. Permite-nos, em efeito, excluir a ‘religiosidade’ do fundamentalismo, da manipulação e da instrumentalização da verdade e da verdade do ser humano. Assim que tudo o que se opõe à dignidade do ser humano se opõe à busca da verdade, e não pode ser considerado como liberdade religiosa”, afirma o papa Bento XVI.



Que cada indivíduo possa conviver em uma fraternidade universal e humana que eleve a grandeza do ser humano no plano social, comunitário-religioso e planetário. A Igreja católica coloca também no primeiro dia do início do ano a evocação de Maria, Mãe da Igreja e Mãe de Deus, e, sob a sua proteção, ela derrama bênçãos que vêm do Seu Filho Jesus Cristo a toda humanidade. Ela apresenta Jesus, o Príncipe da Paz, que vem restaurar todas as coisas no amor-doação que gera vida para todos numa partilha e solidariedade universal.



Viva 2011 e Viva Nossa Senhora Rainha da Paz. Jesus Cristo seja louvado. Ele é o Senhor para a Glória de Deus Pai no Espírito Santo.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 27 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR

Centenário da Diocese: Dom Geraldo traduz
livro sobre apostolado premonstratense

É SÓ CLICAR E LER...
http://www.catedralmoc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=667:centenario-da-diocese-dom-geraldo-traduz-livro-sobre-apostolado-premonstratense&catid=16:noticias-2010&Itemid=15

Nenhum comentário: