ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Palavra se fez Homem e está no nosso Meio

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo:

Hoje é dia de Natal... Mais do que nunca, contemplamos com alegria o grande amor de Deus por nós. Cristo, a Palavra de Deus, se fez ser humano e veio morar entre nós. Um Deus que quis estar conosco e ainda nos convida para o seu projeto de vida. Deus nos dá um grande presente. A vida irradia beleza e contentamento. É Natal do Senhor. É o nosso Natal.

As leituras bíblicas nos ilustram essa realidade. Hoje é dia de alegria e festa da vida. O profeta Isaías nos fala da alegria despertada em Jerusalém pela volta dos exilados (Cf. Is 52, 7-10). É a alegria estampada em cada face daqueles que voltam do exílio. É o começo de um novo tempo, de novas esperanças que despertam no coração do povo. Sabemos que o povo vivia momento dramático, vivia escravo na Babilônia, com Jerusalém e o templo destruídos.

Todos tinham saudades da pátria que tinha ficado distante deles. Nesse contexto, o profeta imagina se encontrar no monte de Jerusalém e contempla o povo inteiro a cantar e a gritar de alegria. Tem visão de sentinelas correndo para anunciar uma grande notícia: um grupo numeroso de exilados se aproxima, voltando da Babilônia.



Assim esta época é um tempo novo inaugurado, e é a antevisão do tempo que iria vir com a chegada do Senhor que guiará de modo admirável o seu Povo. Jesus Cristo é esse Senhor que vem e que celebramos hoje no Natal. A Libertação da Babilônia era uma figura de uma outra libertação plena, que Deus realizaria no futuro. Hoje temos esperança desse tempo de paz e harmonia e devemos ser sentinelas para anunciar esse tempo de paz e justiça para todos.

A Carta aos Hebreus nos lembra como Deus se revelou de forma progressiva aos Homens (Cf. Hb 1, 1-6). O texto nos ensina que Deus usou muitas maneiras para revelar aos homens que os amava. Deus falou através da Criação... Através dos Profetas... Mas também essa maneira de se comunicar era ainda imperfeita. Assim, Deus, quando chegou a plenitude dos tempos, enviou ao mundo o seu próprio Filho: a sua imagem perfeita, a sua “Palavra”, o seu “Verbo”. Jesus é a revelação mais sublime, mais transparente, mais eloquente da Pessoa do Pai. É o próprio Deus no meio de nós.

O Evangelho sublinha que a Encarnação do “Verbo” foi a maior das revelações de Deus. Na face de Cristo brilhou, em toda a sua plenitude, a glória do Pai (Cf. Jo 1, 1-18). O texto é um Hino ao “Verbo”, que se fez homem em Jesus (Filho de Deus) que já existia já antes que o mundo fosse criado. “Verbo” quer dizer “Palavra”. O verbo de Deus se revela no nosso meio, encarnado em Cristo.

Em Jesus, a Palavra penetra em nossa vida e em nosso coração e nos faz renascer esperança de um mundo melhor, de um amor solidário, de uma partilha com todos, de uma compaixão com os mais sofridos e excluídos do mundo.

Deus nos ama e nos envia Jesus, a Palavra viva de Deus que nos transforma, nos humaniza e nos faz sentir família e membros da grande família de Deus. Somos animados e atraídos ao Menino Deus que se abre a nós nos dando a alegria da vida.

É Natal do Senhor e é o nosso Natal. Aqui o amor vence todas as barreiras do não amor. O perdão se faz irmão do amor. A mesa se abre a todos, o pão é repartido, a fome é saciada e a fraternidade nos sustenta na caminhada. Feliz Natal a todos e a lição do presépio nos ensina a abrir o nosso coração a todos. Que nós todos nos sintamos amados por Deus e por toda a comunidade.

Se isso de fato acontecer, a vida resplandece de tal maneira que a comunidade sente a presença real de Cristo. Aonde houver o amor, aí Deus está. O amor se expressa no perfume do serviço desinteressado aos que mais precisam de nossa ajuda. Não podemos fechar no nosso mundinho comunitário que não expressa a vida comunitária. Todos devemos nos sentir família, acolhidos e amados por todos porque Deus ama sempre.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 25 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com



LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR

Centenário da Diocese: Dom Geraldo traduz
livro sobre apostolado premonstratense

É SÓ CLICAR E LER...
http://www.catedralmoc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=667:centenario-da-diocese-dom-geraldo-traduz-livro-sobre-apostolado-premonstratense&catid=16:noticias-2010&Itemid=15

Nenhum comentário: