ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Deus precisou de Maria e José...

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

A nossa preparação para celebrar o Natal do Senhor faz eco na alegria da espera deste Deus que se faz menino para incentivar a sensibilidade do nosso coração para com o seu Amor aos irmãos de caminhada. A liturgia nos coloca dois personagens de muita importância, que são Maria e José, pois eles colaboraram com o projeto de Salvação de Nosso Deus. Deus espera que cada um faça a sua parte na construção do Reino de Deus, que é justiça e liberdade para todos.

O profeta Isaías anuncia uma Virgem que conceberá o Deus conosco (Cf. Is 7, 10-14). O contexto da época nos relata que o Rei Acaz confia mais no poder do exército dos assírios do que na força e na proteção de Deus, e sofre um estrondoso fracasso. Apesar de toda a infidelidade de Acaz, Isaías confirma a fidelidade de Deus e revela um sinal de esperança. "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de EMANUEL, que quer dizer Deus Conosco".

Acaz foi um rei bom e consolidou a dinastia de Davi e assim ele se tornou sinal da presença de Deus no meio do Povo e criou assim nas pessoas humanas a expectativa de outro rei, um filho de Davi que faria cumpri plenamente a profecia de um Deus Conosco. Os primeiros cristãos virão na figura da Virgem predita por Isaías de Maria, a Mãe de Jesus, o Emanuel, o próprio Jesus que é o Nosso Verdadeiro Deus Conosco.

O Apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, nos lembra que Jesus é a Boa Nova de Deus, há tempos anunciada pelos profetas, nas Sagradas Escrituras, mas judeu de nascimento, da família de Davi. Isso nos mostra que Deus é fiel na suas promessas. Cabe a nós sermos fiéis a Ele (Cf. Rm 1, 1-7). No Evangelho de Mateus, vemos a plena realização da promessa: Jesus é o Deus Conosco, que vem ao encontro dos homens e das mulheres para lhes apresentar uma proposta de Salvação.

Ele nascerá de Maria, esposa de um homem bom, justo e honrado chamado José, descendente de Davi (Cf. Mt 1, 18-24). Não é apenas um fato histórico, mas uma catequese sobre a família de Jesus. Assim Jesus é filho de Deus, concebido em Maria por obra do Espírito Santo.

Assim é Maria, a criatura que Deus criou sem pecado para poder receber o salvador perfeito. O próprio nome Jesus quer dizer Deus (Javé). Aquele que salva. José tem um papel de relevância porque Maria e seu filho tinham que ter um guardião porque a Mulher não podia viver sozinha com filho sem ser casada. José aceita ser um esposo casto e por isso ele se tornou justo e se fez obediente e disponível ao plano de Deus na salvação da humanidade.

Maria acredita no sinal da vida e assume ser a Mãe de Cristo. Nada a deixará abalada mesmo diante do mistério da morte do seu Filho na cruz que foi um sinal, pois esta não segurou Jesus. Agora Ele vive irradiando glória e bênçãos aos cristãos que querem segui-Lo.

Natal é celebrar o Plano de Salvação, a Luz que liberta e salva a pessoa por inteiro. Humanamente, eles sentiram dúvidas no início, mas a graça de Deus os fortaleceu e os fez fortes na missão que Deus colocava na sua vida.

Que cada cristão seja comprometido com a missão no mundo, fazendo-se fiéis e firmes na construção de um mundo que seja pleno de liberdade, justiça e de defesa da vida em todos os estágios na fraternidade universal e planetária.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 16 de dezembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

> > > De 09 a 19 de dezembro de 2010, Exposição do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, Centro de MOC. Dentre muitas outras atrações, como a imagem de Maria, Mãe da Igreja feita por artista norte-mineiro especialmente para este 1º Centenário, fotos das 59 matrizes desta Igreja particular. Participe!









Nenhum comentário: