ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A vida cristã exige intimidade com Jesus, diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Ser cristão exige de cada um de nós um desprendimento de si para o outro e para Deus. Não podemos ficar no intimismo, numa religião de uma piedade exagerada e nem de um indiferentismo social e comunitário, que gera aridez na vida espiritual com Deus e com os irmãos. Não existe religião sem aderir plenamente a Cristo. Cristo dever ser a razão de nosso viver. Quem deseja ser discípulo de Cristo deve aprender a lição do lava pés. Jesus Mestre e Senhor se fez servidor e lavou os pés de cada discípulo. Ele deu o exemplo para que façamos o mesmo. Não podemos engaiolar no triunfalismo e nem na opulência, desprezando os mais pobres e necessitados. A Igreja é servidora e missionária.

Nesta quarta feira, dia 15/12/2010, no Vaticano, na audiência geral, disse o papa Bento XVI: “A vida cristã precisa descobrir a união íntima com Jesus e com a Igreja, até o ponto do total abandono na vontade de Deus”. O papa quis fazer uma pausa em sua série dedicada a escritoras místicas medievais, falando em sua catequese de hoje de uma santa moderna, Verônica Juliani, pois se celebrarão, em 27 de dezembro, os 350 anos de seu nascimento (www.zenit.org em 15/12/2010).

De fato, entre os peregrinos presentes na Sala Paulo VI, havia uma nutrida representação da Diocese de Città di Castello, o lugar sagrado onde a santa morreu, liderada pelo bispo, dom Domenico Cancian. Esta santa, nascida no coração da Itália (1660-1727), entre as regiões das Marcas e Umbria, é conhecida por suas profundas experiências místicas relacionadas à Paixão de Cristo. Após perder sua mãe muito cedo, entrou na ordem das clarissas capuchinhas. Ao emitir sua profissão solene, "começou para ela o caminho de configuração com Cristo, através de muitas penitências, grandes sofrimentos e experiências místicas relacionadas à Paixão de Jesus".

Verônica, afirmou o papa, "se revela, em particular, como uma corajosa testemunha da beleza e do poder do amor divino, que a atrai, impregna, inflama. É o Amor crucificado que foi impresso na sua carne, como na de São Francisco de Assis, com os estigmas de Jesus" (www.zenit.org em 15/12/2010).

A santa, que escreveu um "Diário", por obediência (cerca de 22 mil páginas), relatando suas experiências, recolheu nele "uma espiritualidade marcadamente cristológico-esponsal", a experiência "de ser amada por Cristo, Esposo fiel e sincero, e de querer corresponder com um amor cada vez mais envolvido e apaixonado" (www.zenit.org em 15/12/2010).

"Nela, tudo é interpretado a partir do prisma do amor, e isso lhe infunde uma profunda serenidade. Tudo é vivido em união com Cristo, por amor a Ele e com alegria de poder demonstrar-lhe todo o amor de que uma criatura é capaz", afirmou o papa. Esta santa, acrescentou, convida a "crescer em nossa vida cristã, na união com o Senhor, no viver para os demais, abandonando-nos à sua vontade com confiança total e completa, e na união com a Igreja, a Esposa de Cristo" (www.zenit.org em 15/12/2010).

"Convida-nos a participar do amor sofredor de Jesus Crucificado para a salvação de todos os pecadores; convida-nos a ter o olhar fixo no Paraíso, meta da nossa jornada terrena", assim como a "alimentar-nos diariamente com a Palavra de Deus para acender nosso coração e guiar nossa vida".

Verônica Juliani também viveu intensamente a comunhão dos santos, disse o papa, na oração, no sofrimento e na entrega aos demais. Também na liturgia, porque "os momentos fortes da experiência mística de Verônica nunca estão separados dos acontecimentos salvíficos celebrados na liturgia". "Ela não apenas se expressa com as palavras da Sagrada Escritura, mas realmente vive também dessas palavras, que se tornam vida nela" (www.zenit.org em 15/12/2010).

Com as palavras sábias do nosso papa, podemos assegurar a todo cristão de boa vontade que a nossa vida deve se configurar com Cristo. É Ele quem deve agir plenamente em nossa vida. Se isso, de fato, acontecer, a vida resplandece de tal maneira que a comunidade sente a presença real de Cristo. Onde houver o amor, aí Deus está.

O amor se expressa no perfume do serviço desinteressado aos que mais precisam de nossa ajuda. Não podemos fechar no nosso mundinho comunitário que não expressa a vida comunitária. Todos devem se sentir família, acolhidos e amados por todos, porque Deus ama sempre.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 18 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com







Nenhum comentário: