ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 25 de dezembro de 2010

Jesus, Maria e José: modelo de família a ser seguido

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, ainda estamos no clima de Natal. Aqui temos a figura da Família de Nazaré. É nesse aconchego de família que Jesus cresceu, aprendeu a escrever e viveu. Isso é exemplo para ser seguido por todas as famílias. As leituras bíblicas nos dão pistas seguras como deve ser a família, pois ela é querida por Deus. Na família se aprende a amar, a partilhar, a perdoar e a se comprometer com a vida de todos.

O quarto mandamento de Deus é obedecer aos pais e assim honrá-los para que tenhamos vida longa e abençoada por Deus. Nesta leitura, os filhos têm recomendações práticas para com os pais (Cf. Sr 5, 2-6.12-14).

O Apóstolo Paulo, na Carta aos Colossenses, nos mostra o espírito que deve reinar numa família. "Revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente..." (Cf. Cl 3, 12-21). E nos dá pistas seguras como deve ser as esposas, os maridos e os filhos. Se a família for espelho da família, tudo correrá bem. A paz tão desejada reinará porque haverá o amor compromissado consigo, com Deus e com os outros.



O Evangelho de Mateus nos apresenta a FAMÍLIA SAGRADA, em três momentos da Infância de Jesus: Belém... Egito... Nazaré... (Cf. Mt 2, 13-15.19-23). Podemos ver que Deus vem em socorro da Família de Nazaré e Jesus é protegido por seus pais. A responsabilidade dos pais é muito grande diante de seus filhos. Se quisermos ter filhos bons, devemos temer a Deus, respeitá-Lo, compreender que, para viver humanamente e dignamente, devemos ser éticos e sabedores do bem comum, comprometidos com o Reino para viver na Justiça de Deus com TODOS.

Cada família deve ser sinal da Família de Nazaré no mundo. As crises e as tentativas de violência ao Menino Deus nos mostram que a família também sofre dificuldades, contrariedades e crises, mas quando Deus está em nossos projetos, há proteção e salvação. Na família, aprende-se a solidariedade. O problema de um na família é de todos.

A fuga, o deserto e o exílio que enfrentaram a Família de Nazaré... Nada disso perturbou Jesus, Maria e José... Deus não os deixou sós... ELE está e caminha ao lado dessa SAGRADA FAMÍLIA, dando a ela proteção e socorro. A presença de Deus na nossa família deve estar na escuta da sua Palavra e no alimento da Eucaristia que nos fortalece e faz a família se modelar à de Nazaré.

Então, aprendemos a lição da Família de Nazaré. Devemos estar atentos aos desafios que a família de hoje sofre. Não devemos temer esses desafios e sim enfrentá-los com coragem cristã. A FAMÍLIA deve ser obediente a Deus. Ele é fiel e estará sempre presente para que a família seja o lugar ideal para prática do amor-doação e dos valores cristãos que a tornam luz e exemplo para todos. Todas as famílias são queridas por Deus.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 22 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: