ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Teólogo é um enamorado de Deus, diz papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A Teologia nos fascina porque está intimamente ligada a Deus que é a razão de viver de toda pessoa humana. A fé não pode ser ingênua e sem sentido, porque corre o perigo de sermos induzidos ao erro que leva a falsa verdade e tirania daqueles inescrupulosos que se servem da boa fé das pessoas. A verdadeira liberdade se concretiza numa verdadeira consciência do ser em relação ao seu existir que tem o princípio e fim do mundo no Deus da Vida.

O papa Bento XVI teve o encontro com a Comissão Teológica Internacional, da qual foi presidente no dia 06 de dezembro de 2010. A Teologia é uma questão de amor a Deus, explicou, na última sexta-feira (04/12), o papa aos missionários e às missionárias da Comissão Teológica Internacional. Bento XVI falou a antigos conhecidos, já que, como cardeal, foi presidente da instituição que depende da Congregação para a Doutrina da Fé (www.zenit.org).

Para o papa, que dedicou sua vida à Teologia, o teólogo é, antes de tudo, um amante de Deus. A Teologia é verdadeira somente a partir do encontro com o Cristo ressuscitado, porque “nenhum sistema teológico pode subsistir se não for permeado pelo amor”. De fato, afirmou o santo padre, “quem descobriu em Cristo o amor de Deus, infundido pelo Espírito Santo em nosso coração, deseja conhecer melhor Aquele por quem é amado e que ama”.

“Conhecimento e amor sustentam-se reciprocamente. Como afirmaram os padres da Igreja, quem ama a Deus é impelido a tornar-se, num certo sentido, teólogo, alguém que fala com Deus, que pensa sobre Deus e busca pensar com Deus”. Ao mesmo tempo, prossegue o sumo pontífice o seu pensamento. “O trabalho profissional do teólogo é, para alguns, uma vocação de grande responsabilidade perante Cristo e à Igreja. Poder estudar profissionalmente o próprio Deus e poder falar disso: ensinar o que se contemplou, como dizia São Tomás de Aquino, ‘é um grande privilégio’” (www.zenit.org).

Analisando a etimologia da palavra “teo-logia”, o papa afirmou. “Na teologia, tentamos, através do logos, comunicar o que ‘vimos e ouvimos’. Mas sabemos bem que a palavra 'logos' possui um significado muito maior, que compreende também o sentido de ‘ratio’, ‘razão’”. Bento XVI prosseguiu afirmando que a reflexão teológica ajuda o “diálogo com os fiéis de outras religiões e também com os não fiéis”, graças à sua racionalidade. De fato, “podemos pensar em Deus e comunicar aquilo que pensamos porque Ele dotou-nos de uma razão em harmonia com a sua natureza” (www.zenit.org).

Em tudo isso, os teólogos, para que o seu método seja verdadeiramente científico, além de proceder de modo racional, devem ser fiéis à natureza da fé eclesial, “sempre em continuidade e em diálogo com os fiéis e os teólogos que vieram antes de nós”, porque “o teólogo jamais começa do zero”, pontuou o sumo pontífice. O papa ressaltou sobre “a unidade indispensável que deve reinar entre teólogos e pastores”. “Não podemos ser teólogos na solidão. Os teólogos precisam do ministério dos pastores da Igreja, como o Magistério precisa de teólogos que façam plenamente o seu serviço, com toda a ascese que isso implica” (www.zenit.org).

“Cristo morreu por todos, embora nem todos o saibam ou o aceitem”, observou o pontífice. Essa fé “nos leva ao serviço aos outros em nome de Cristo”. Em outras palavras, “o compromisso social dos cristãos deriva necessariamente da manifestação do amor divino”, afirmou o Bento XVI.

A Comissão Teológica, cuja função consiste em ajudar a Santa Sé e especialmente a Congregação para a Doutrina da Fé a examinar questões doutrinais de maior importância, nasceu quando o papa Paulo VI acolheu a proposta da primeira assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, em 11 de abril de 1969 (www.zenit.org).

Com essas palavras do papa Bento XVI, podemos, com a certeza de que devemos sempre dar razão à nossa fé, nos levar à coerência da vivência cristã. O agir do cristão deve estar na harmonia e na fraternidade universal e planetária que gera vida e justiça para todos. Deus caminha na história da humanidade e a leva ao bom fim. Aquele que não se afasta de Deus não pode ficar errante e sem rumo no mundo. O Senhor nos dá a sua força e a fortaleza na construção do Reino de Deus já neste mundo, e conseguimos prever a sua realização plena no céu. Isso se confirma no que o salmista disse. “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com a paz" (Sl 29, 11).

Feliz a nação e o povo que tem Deus como o Senhor (Cf. Sl 33, 12).

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 11 de dezembro de 2010

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

> > > De 09 a 19 de dezembro de 2010, Exposição do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, Centro de MOC. Dentre muitas outras atrações, como a imagem de Maria, Mãe da Igreja feita por artista norte-mineiro especialmente para este 1º Centenário, fotos das 59 matrizes desta Igreja particular. Participe!









Nenhum comentário: