ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Siga em frente; a libertação já está próxima; “levantai a cabeça”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos ajuda e nos orienta para um objetivo e uma meta. Somos peregrinos para um Reino de Deus. A escatologia da pessoa e do mundo nos dá a orientação para o encerramento e o refletir sobre o fim dos tempos. Isso é o que Deus nos propõe e nos leva por suas mãos, e assim nasce em nós a coragem e a esperança para enfrentar as dificuldades e lutar pelo novo, o advento do Reino de Deus.

No Livro do Profeta Malaquias, nos é mostrado como é o "Dia do Senhor" (Mal 4, 1-2). O contexto da época era que o Povo de Israel tinha voltado do exílio com muitas promessas de um futuro maravilhoso, um reino de paz, de bem estar e de justiça.

Mas, o que o Povo de Israel vê é o contrário. Por isso, começa a manifestar a desilusão. Então, o profeta Malaquias, recorre, numa linguagem profética, e dirige a todos palavras de conforto e esperança. Deus é fiel e não abandona o Povo, pois Ele é Senhor da História e intervém na hora certa. Assim o mal vai dar lugar para o bem, para a Justiça e para a Verdade. Não é pretensão do texto incutir no Povo o fim do mundo, mas fortalecer a Esperança do Deus da vida que liberta sempre. Assim se podem enfrentar os dramas, as dificuldades da vida e da História. Esta Esperança é que devemos ter ainda hoje, apesar do que vemos, isto é, realidades de maldade e morte...

São Paulo fala da comunidade de Tessalônica, perturbada por fanáticos que pregavam estar próximo o fim do mundo. Por isso, não valia mais à pena continuar trabalhando. Paulo apresenta o exemplo de trabalho de sua vida e acrescenta: "Quem não quer trabalhar, também não deve comer..." (2 Ts 3, 7-12). Isso quer dizer que, enquanto tivermos vida, devemos lutar para que tudo seja transformado para o melhor e não devemos ficar parado ou desistir das coisas e ficar esperando pelo fim. Não desanime nunca.

No Evangelho de Lucas, temos a narrativa do Discurso Escatológico, em que aparecem três momentos da História da Salvação: A destruição de Jerusalém, o tempo da Missão da Igreja e a Vinda do Filho do Homem (Lc 21, 5-19). Na época de Lucas, é a realidade quando foi escrito o esse Evangelho, o povo tinha passado por muitos acontecimentos como guerras, revoluções, a destruição do Templo de Jerusalém, a perseguição dos cristãos por parte dos judeus e dos romanos.

Para algumas pessoas, o fim do mundo estava próximo, mas Lucas nos mostra que isso não é o fim, mas sinais que devemos levar em conta para sermos fiéis e comprometidos a Cristo na construção do Reino de Deus. Não deixar ser enganados pelo fanatismo e ideologias que oprimem e metem medo, mas devemos nos levar pela verdadeira vida que Jesus nos traz. Isso acontece no compromisso na Igreja, nos trabalhos de pastorais e movimentos para promoção do ser humano.

Quem está com Cristo sente a verdadeira liberdade, pois Deus não impõe, mas propõe a cada um o Reino. E nós O aderimos. Jesus sempre fala: a sua fé te curou ou a salvação entrou nesta casa.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 13 de novembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com

> > > De 09 a 19 de dezembro de 2010, Exposição do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, Centro de MOC. Dentre muitas outras atrações, como a imagem de Maria, Mãe da Igreja feita por artista norte-mineiro especialmente para este 1º Centenário, fotos das 59 matrizes desta Igreja particular. Participe!





Nenhum comentário: