ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

“Deus ama os pobres e os levanta de sua humilhação”, papa Bento XVI (Parte II)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Há na Igreja muita demonstração do amor generoso para as pessoas que mais precisam. Muitos cristãos se dispõem a viver de acordo com a vontade de Deus, que é a obediência, a pobreza e o amor solidário aos que mais precisam. Muitos deram a sua vida a favor dos irmãos que necessitam da verdadeira caridade.

Por feliz coincidência, observou o papa, nesta segunda-feira, 27 de setembro de 2010, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Vicente de Paulo, patrono das organizações caritativas católicas, falecido há 350 anos. “Na França de 1600, ele tocou com suas próprias mãos o forte contraste entre os mais ricos e os mais pobres. De fato, como sacerdote, ele pôde frequentar seja os ambientes aristocráticos, seja o meio rural, como também as áreas mais marginalizadas de Paris.

Impulsionado pelo amor de Cristo, Vicente de Paulo soube organizar formas estáveis de serviço às pessoas marginalizadas, dando origem às chamadas “Charitées”, a “Caridade”, isto é, grupos de mulheres que colocavam seu tempo e os seus bens à disposição dos mais marginalizados”, destacou o santo padre (notícia tirada de www.cancaonova.com em 26-09-2010).

Dentre essas voluntárias, lembrou ainda Bento XVI, algumas optaram por se consagrar totalmente a Deus e aos pobres. Foi assim que, com Santa Luísa de Marillac, São Vicente fundou as “Filhas da Caridade”, primeira congregação feminina a viver a consagração “no mundo”, no meio das pessoas, com os doentes e os necessitados. Em seguida, o papa disse que, “só o Amor”, com “A” maiúsculo, “dá a verdadeira felicidade!”. Como demonstrou outra testemunha, a jovem que foi proclamada Bem-Aventurada neste sábado, em Roma (notícia tirada de www.cancaonova.com em 26-09-2010).

“Falo de Chiara Badano, uma jovem italiana nascida em 1971 e que uma doença a levou à morte antes dela completar 19 anos, mas que foi para todos um raio de luz, como diz o seu sobrenome ‘Chiara Luce’, ‘Clara Luz’”. Sua paróquia, a Diocese de Acqui Terme e o Movimento dos Focolares, ao qual ela pertencia, estão hoje em festa, e é uma festa para todos os jovens, que podem encontrar nela um exemplo de coerência cristã.

As suas últimas palavras, de plena adesão à vontade de Deus, foram: “Mamãe, adeus. Seja feliz porque eu sou feliz”. Demos graças a Deus, porque seu amor é mais forte do que o mal e a morte; e agradecer à Virgem Maria que conduz os jovens também através das dificuldades e sofrimentos, a apaixonarem-se por Jesus e a descobrir a beleza da vida. Na conclusão, o papa recordou que retorna ao Vaticano na próxima quinta-feira e concedeu a todos sua Bênção Apostólica (notícia tirada de www.cancanova.com em 26-08-2010).

Assim, seguindo a orientação segura de nosso papa Bento XVI, podemos afirmar que Deus nos ama muito e nos faz novos e receptivos da sua graça que nos santifica e nos faz optar definitivamente por Deus.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 27 de setembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

ACESSE TAMBÉM
www.cancaonova.com

Nenhum comentário: