ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

É preciso limpar o lixo da consciência e da alma

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão não pode conformar-se com o mundo. Infelizmente uma parte tende a configurar-se com o modernismo e afasta-se de Deus, achando-se que, sem Ele, nós seremos melhores. É um grande engano, pois o próprio Cristo já nos ensinou: “sem mim, nada podereis fazer” (Jo 15, 5). Precisamos fazer uma faxina na nossa vida e ver onde devemos purificar. A nossa mente deve ser revitalizada na força de Cristo que liberta e salva.

O papa Bento XVI saúda os cerca de 90 mil fiéis reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, para a Catequese. “O lixo não está somente em diversas estradas do mundo. Há lixo também nas nossas consciências e nas nossas almas. É somente a luz do Senhor, a sua força e o seu amor que nos limpa, purifica e nos dá o caminho correto", destacou o papa Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 03 de novembro (notícia tirada de www.a12.com em 03-11-2010).

O papa falou sobre a figura de Santa Margarida d'Oingt (1240-1310), monja que foi a quarta priora da Cartuxa de Poleteins. "Margarida considerou o Senhor como um livro, fixou o olhar no Senhor, considerou-o como um espelho no qual aparece também a própria consciência. E, a partir desse espelho, entrou luz na sua alma: deixou entrar a Palavra, a Vida de Cristo no seu ser e, assim, foi transformada; a consciência foi iluminada, encontrou critérios, luz e foi limpa. Exatamente disso temos necessidade também nós: deixarmos entrar as palavras, a vida, a luz de Cristo na nossa consciência para que seja iluminada, compreenda aquilo que é verdadeiro e bom e aquilo que é mal; que seja iluminada e limpa a nossa consciência", complementou (notícia tirada de www.a12.com em 03-11-2010).

O santo padre explicou que Santa Margarida concebe toda a vida como um caminho de purificação até a plena configuração a Cristo. "Cristo é o Livro que está escrito que deve ser registrado cotidianamente no próprio coração e na própria vida, em particular a sua paixão salvífica”, disse. O ensinamento da monja da família cartusiana valoriza muitas imagens ligadas à família, com particular referência às figuras do pai e da mãe, para expressar o amor sem limites de Deus (notícia tirada de www.a12.com em 03-11-2010).

Apesar de suas experiências místicas, Margarida valoriza os afetos naturais, purificados pela graça, "como meio privilegiado para compreender mais profundamente e auxiliar com mais prontidão e ardor a ação divina. O motivo reside no fato de que a pessoa humana é criada à imagem de Deus e, por isso, é chamada a construir com Deus uma maravilhosa história de amor, deixando-se envolver totalmente pela sua iniciativa", expressou o bispo de Roma. A santa diz que a cruz de Cristo é similar à mesa de parto e que a dor do Senhor sobre a cruz é parecida à de uma mãe (notícia tirada de www.a12.com em 03-11-2010).

"Queridos amigos, Margarida d’Oingt convida-nos a meditar cotidianamente na vida de dor e amor de Jesus e de sua Mãe, Maria. Aqui está nossa esperança, o sentido do nosso existir. Da contemplação do amor de Cristo por nós nascem a força e a alegria para responder com igual amor, colocando a nossa vida a serviço de Deus e dos outros", finalizou (notícia tirada de www.a12.com em 03-11-2010).

Assim, através desta Catequese do nosso papa Bento XVI, podemos crer que na família se aprende os alicerces seguros para termos uma sociedade justa, fraterna e solidária. O amor que brota de Deus na família nos faz crescer na santidade que vem do seguimento de Cristo que traz a verdadeira via da realização humana. O cristão vê no discipulado de Jesus a melhor escola de vida e, na escola de Maria, a nossa querida mãe de Deus e nossa, a oportunidade de ir ao encontro de Jesus com auxílio materno dela em nossa vida.

Cada passo que damos nesta vida é chamado a santificar-se e mortificar-se a nossa vida no Cristo, nosso Senhor e Salvador. Cada pessoa seja coerente, firme e disposta de ser de Cristo para valer e assim o mundo se transforma e a vida acontece para todos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 03 de novembro de 2010

ACESSE
www.a12.com

Nenhum comentário: