ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

“Deus ama os pobres e os levanta de sua humilhação”, papa Bento XVI (Parte I)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus nos criou para sermos felizes e vivermos em comunhão com Ele. Ele nos ensina a via do amor que está nos despojamento e na vivência da solidariedade e da partilha. Ele nos ama muito e partilha o seu grande amor nos enviando o seu Filho único. Jesus, tendo condição divina, despojou-se totalmente, nascendo pobre no aconchego de nossa Mãe do Céu, Maria. Esta foi obediente a vontade de Deus e, quando chegou a máxima do amor, Jesus não se esquivou de morrer na cruz para nos salvar e nos redimir dos nossos pecados. Deus é para sempre.

"Nosso destino eterno é condicionado pelo nosso comportamento. Depende de nós seguir o caminho que Deus tem nos mostrado (...) o amor”. “Deus ama os pobres e os levanta da sua humilhação”, destacou o papa Bento XVI na Oração do Ângelus deste domingo, 26 de setembro de 2010. O santo padre explicou que o “destino eterno” de cada um é condicionado pela escolha de seguir o caminho que Deus tem nos mostrado: o amor (notícia tirada de www.cancaonova.com em 26-09-2010).

No Evangelho deste domingo, recordou o papa, Jesus conta a parábola do homem rico e do pobre Lázaro. O primeiro vive no luxo e egoísmo e, quando morre, acaba no inferno. O pobre, ao invés, que come os restos da mesa do rico, quando morre, é levado pelos anjos à morada eterna de Deus e dos santos. “Bem-aventurados vós, os pobres - proclamou o Senhor aos seus discípulos -, porque vosso é o reino de Deus" (Lc 6, 20).

“Mas a mensagem da parábola vai além disso. Recorda que, enquanto estamos neste mundo, devemos escutar o Senhor que nos fala através das Sagradas Escrituras e viver segundo a sua vontade. Caso contrário, após a morte, será tarde demais para se arrepender", esclareceu o papa (notícia tirada de www.cancaonova.com em 26-09-2010).

Portanto - continuou o Papa -, "essa parábola nos diz duas coisas: a primeira é que Deus ama os pobres e os alivia de suas humilhações; e a segunda é que o nosso destino eterno é condicionado pelo nosso comportamento. Depende de nós seguir o caminho que Deus tem nos mostrado para chegar à vida, e esse caminho é o amor, não entendido como sentimento, mas sim como serviço aos outros, na caridade de Cristo” (notícia tirada de www.cancaonova.com em 26-09-2010).

A liturgia nos ensina a vivenciar a bondade de Deus para conosco e nos anima para sermos cristãos autênticos que dão bons testemunhos que Deus faz maravilhas na vida daqueles que fazem a vontade d’Ele. Assim o Reino de Deus acontece.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

ACESSE
www.cancaonova.com

- LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR -
CEBs catequéticas
"Bom para a Catequese". O conselho foi do cantor popular João Bento durante reunião de avaliação do VI Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base acontecida em Montes Claros no último final de semana na sala em frente ao auditório do Colégio Marista São José, Bairro Roxo Verde, região central da cidade. Dentre outros assuntos, prestação de contas foi destaque.

http://www.youtube.com/watch?v=qj9aCQoDXAA

Nenhum comentário: