ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Para Bento XVI, "Deus tem mil maneiras de tocar a alma"

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A conversão é um processo continuo em nossa vida. Deus nos ama muito e nos quer livres para Ele. Deus nos chama e dá a graça para que possamos responder com a nossa vida. Somos ovelhas que seguem o Bom Pastor. Jesus cuida, toma conta e não deixa que o mercenário e o aproveitador atrapalhem a vida das ovelhas. Jesus não deixa as ovelhas sem alimentação. Ele dá o alimento na sua Palavra que nunca mente e do seu Corpo que nos sustenta na jornada. Ele abre caminhos para que possamos Segui-Lo com segurança.

“Hoje corremos o risco de viver como se Deus não existisse, mas Deus tem mil maneiras” para tocar e animar a nossa alma, orientava o papa Bento XVI mais de 40 mil fiéis que assistiram à audiência geral na Praça de São Pedro. Na catequese, Bento XVI falou da Santíssima Ângela de Foligno, a grande mística medieval. Viveu na cidade da Úmbria, no século XIII, observando que sua experiência ensina-nos a estar atentos aos sinais da presença do Senhor em nossa vida. “Em suas visões”, disse o papa, Deus disse para “manter a graça” e “não retirar os olhos da cruz” (www.h2onews.org em 13-10-2010).

Após a conversão, uma longa caminhada ao longo do "Caminho da Cruz" trouxeram à Beata Ângela a possibilidade de se identificar com Cristo, “transformando o amor e os sofrimentos de Cristo crucificado", o "Deus-homem apaixonado", que se torna um mestre da perfeição. Seguindo o seu exemplo, Bento XVI convidou todos para ficar em oração "para contemplar o crucifixo" e pedindo "que o Senhor ilumine o nosso coração” para nos direcionar ao entendimento do “quanto Ele nos amou e o quanto ele ama a cada um de nós, e como a verdadeira felicidade vem da amizade íntima com Ele” (www.h2onews.org em 13-10-2010).

Deus nos ilumina sempre e faz com que aprendamos com as nossas experiências de vida para continuar nas pegadas de Cristo que nos leva ao caminho certo, à verdade que liberta e à vida em abundância. Esta vida não é só privilégio meu, mas de todos que querem ser fiéis a Deus e que lutam para que a cultura da morte não seja vitoriosa. A vida tem primazia em nossas relações sociais, religiosas, familiares, comunitárias e políticas.

Que cada cristão e toda pessoa de boa vontade sejam agentes do bem para reinar já entre nós a justiça com vida em todos os seus estágios, além da paz para todos


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 13 de outubro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

ACESSE TAMBÉM
www.h2onews.org

Nenhum comentário: