ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A Eucaristia é Fonte de Vida para a Vida Cristã

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Não só de Pão vive o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus. O pão material é importante, mas o pão eucarístico dá vida eterna à pessoa que comunga. A Igreja é eucarística e dela tiramos a força para enfrentar as lutas do dia-a-dia, sem vacilar, porque Deus está conosco. Não há alimento melhor para o espírito da pessoa do que a Eucaristia e a Palavra de Deus.

A Igreja vive uma "primavera eucarística", afirma Bento XVI. Na quarta-feira, 17 de novembro de 2010, o papa Bento XVI saudou os cerca de 40 mil peregrinos presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano. "Desejo afirmar com alegria que hoje, na Igreja, há uma 'primavera eucarística': quantas pessoas permanecem silenciosas diante do Tabernáculo, para entreter-se em diálogo de amor com Jesus! É consolador saber que não poucos grupos de jovens redescobriram a beleza de rezar em adoração diante do Santíssimo Sacramento", exclamou Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 17/11/2010 (notícia tirada de www.cancaonova.com em 17/11/2010).

O papa falou sobre a santa belga Juliana de Cornillon que, apesar de não ser muito conhecida, desempenhou um papel fundamental para a instituição da festa de Corpus Christi, "solenidade litúrgica mais importante do ano", nas palavras do Pontífice (notícia tirada de www.cancaonova.com em 17/11/2010). O bispo de Roma lembrou que a fidelidade à Santa Missa dominical é essencial para a caminhada de fé, mas, ao mesmo tempo, lançou um convite.

"Busquemos também ir frequentemente visitar o Senhor presente no Tabernáculo! Olhando em adoração a Hóstia consagrada, nós encontramos o dom do amor de Deus, encontramos a Paixão e a Cruz de Jesus, bem como a sua Ressurreição. Exatamente através do nosso olhar em adoração, o Senhor nos atrai para si, dentro de seu mistério, para transformar-nos como transforma o pão e o vinho" (notícia tirada de www.cancaonova.com em 17/11/2010).

Juliana ficou órfã aos cinco anos e foi criada em um convento de monjas agostinianas. Mais tarde, ela própria tornou-se membro da Congregação. Aos 16 anos, a santa teve uma visão mística da lua envolta por uma faixa escura. "A lua simbolizava a vida da Igreja sobre a terra, a linha opaca representava, por sua vez, a ausência de uma festa litúrgica, para a instituição da qual era pedido a Juliana que trabalhasse de modo eficaz: uma festa, isto é, na qual os fiéis pudessem adorar a Eucaristia para aumentar a fé, avançar na prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento", explicou o santo padre (notícia tirada de www.cancaonova.com em 17/11/2010).

Essa visão foi mantida em segredo, por mais de 20 anos, até o dia em que Juliana decidiu compartilhá-la com outras duas religiosas. As três fizeram uma espécie de aliança espiritual e buscaram auxílio junto ao padre Giovanni di Losanna, pedindo que ele consultasse teólogos e eclesiásticos sobre o que elas traziam em seus corações. "Aquilo que aconteceu a Juliana de Cornillon repete-se frequentemente na vida dos Santos: para se ter a confirmação de que uma inspiração vem de Deus, é preciso sempre imergir-se na oração, saber esperar com paciência, buscar a amizade e o encontro com outras almas boas, e submeter tudo ao juízo dos Pastores da Igreja" (notícia tirada de www.cancaonova.com em 17/11/2010).

Bento XVI salientou que a superação das provas que se apresentam no caminho tem como fim último o incremento da fé. Acerca da festa de Corpus Christi, o pontífice ressaltou que os textos foram compostos por São Tomás de Aquino e são ainda hoje utilizados na Igreja, indicando particularmente o ‘Adoro te devote’. "São textos que fazem vibrar as cordas do coração para expressar louvor e gratidão ao Santíssimo Sacramento, enquanto a inteligência, adentrando com espanto no mistério, reconhece na Eucaristia a presença viva e verdadeira de Jesus, do seu Sacrifício de amor que nos reconcilia com o Pai, e nos dá a salvação” (notícia tirada de www.cancaonova.com em 17/11/2010).

Com estas palavras do nosso papa Bento XVI, temos a convicção de que é em Deus que está a verdade que não nos confunde. Esta nos dá a certeza de que estamos firmes na fé e obedientes à Palavra de Deus e dóceis aos ensinamentos do nosso pastor que está na direção da Igreja. Este sela o céu com a terra. Somos fortes naquele que é a verdadeira força Jesus na ação do Espírito Santo. A glória de Deus Pai brilha na Igreja de Cristo na beleza e bondade do Espírito Santo. A Igreja é eucarística e nos alimenta e nos dá força na construção do Reino de Deus definitivo entre nós.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 17 de novembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

ACESSE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.cancaonova.com

NOTÍCIA
> > > Nos 75 Anos da Paróquia São Sebastião de Taiobeiras e nos 100 Anos da Arquidiocese de Montes Claros, Ministério da Cultura apóia publicação de livro fotográfico sobre história da juventude do Alto Rio Pardo de Minas


Um dos dois trabalhos de Taiobeiras, na Região Alto Rio Pardo de Minas Gerais, selecionados pelo edital de microprojetos “Mais Cultura para o Semiárido”, do Ministério da Cultura, o “Memorial da Juventude de Taiobeiras”, proposto pelo casal Flaviana e Levon do Nascimento, estará disponível ao público a partir de 03 de dezembro de 2010, quando será lançado às 19h e 30min na Câmara Municipal local.

O trabalho foi estruturado em uma pesquisa iconográfica e na publicação de um livro fotográfico, contendo textos e imagens que contam a história dos grupos e movimentos de jovens de Taiobeiras no período entre 1975 e 2010. A obra tem 132 páginas e foi impressa nas oficinas da Editora “O Lutador”, de Belo Horizonte.

O objetivo do projeto é resgatar a memória cultural, artística e histórica da juventude de Taiobeiras e motivar os jovens do presente a se organizar e a atuar coletivamente. O outro projeto taiobeirense aprovado no “Mais Cultura” foi o “Cantarte”, assessorado pelo professor Fabiano Alves Pereira, já lançado em 29 de outubro deste ano.



ACESSE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.levontaiobeiras.blogspot.com


NESTE FINAL DE SEMANA
“Lançai as redes e sede pescadores de homens”. No Ano Centenário da Arquidiocese de Montes Claros, a Renovação Carismática Católica (RCC) promoverá no próximo domingo, 21 de novembro de 2010, das 7h e 30min às 18h e 30min, o “Arrastão do Reino” com orações, pregações, apresentações artísticas e celebração da santa missa.

O encontro será no Ginásio do Colégio Marista São José, Bairro Roxo Verde, em Montes Claros, Norte de Minas Gerais. A entrada é R$ 5. Os pregadores serão padre Wally Soares, da Diocese de Teófilo Otoni, Cristiano Costa, coordenador da RCC na Diocese de Governador Valadares, e Wendel Barros, coordenador da RCC na Diocese de Almenara.



ACESSE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.agnussanctus.blogspot.com

Um comentário:

Escola Estadual Presidente Tancredo Neves disse...

Gostei de ter falado dos projetos Memorial da Juventude e Cantarte, ambos de Taiobeiras MG, conheço os projetos dos professores Levon e Fabiano e ralmente são ótimos.