ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A dignidade humana deve ser apoiada por todos nós

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O ser humano tem uma dignidade e que deve ser respeitada por todos. Esta dignidade foi conferida por Deus e tem uma lei natural que deve ser valorizada para que a vida seja defendida. Não se pode ficar calado diante da cultura da morte e do secularismo em que o mundo está mergulhado.

No dia 18/11/2010, o papa Bento XVI nos exortou dizendo: A vida e a dignidade de todo ser humano devem ser defendidas em todas as ocasiões, também quando para isso seja necessário nadar "contra a corrente", porque na sociedade se defendem ideias em sentido oposto. Esta é a mensagem do papa Bento XVI, enviada aos participantes da 25ª Conferência Internacional sobre o tema "Caritas in veritate: por um cuidado da saúde justo e humano", promovida pelo Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde, que terminou no dia 19/11/2010 (notícia tirada do site www.zenit.org em 20/11/2010).

Na mensagem, lida hoje de manhã pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, o pontífice recorda que "a justiça no campo da saúde deve estar entre as prioridades nas agendas dos governos e das instituições internacionais". "Infelizmente, junto a resultados positivos e motivadores, há opiniões e linhas de pensamento que a ferem", lamenta (notícia tirada do site www.zenit.org em 20/11/2010).

Neste sentido, cita "questões como as relacionadas à chamada 'saúde reprodutiva', com o recurso a técnicas artificiais de procriação que comportam a destruição de embriões, ou com a eutanásia legalizada". É muito importante que as pessoas tenham como meta a defesa da vida de todos, pois isto é corresponder com a vontade de Deus. Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância. Isso pode confirmar na fala do nosso papa Bento XVI: "O amor à justiça, a proteção da vida desde sua concepção até seu término natural, o respeito à dignidade de todo ser humano, devem ser apoiados e testemunhados, inclusive contra a corrente". "Os valores éticos fundamentais são patrimônio comum da moralidade universal e base da convivência democrática" (notícia tirada do site www.zenit.org em 20/11/2010).

Para defender estes valores, sublinha o papa, "é necessário o esforço conjunto de todos, mas também e, sobretudo uma profunda conversão do olhar interior". "Somente quando se enxerga o futuro com o olhar do Criador, que é um olhar de amor, a humanidade aprenderá a viver na terra em paz e justiça, destinando com equidade a terra e seus recursos ao bem de todo homem e de toda mulher", indica.

Neste contexto, conclui citando sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2010, na qual deseja "um modelo de desenvolvimento fundado na centralidade do ser humano, na promoção e partilha do bem comum, na responsabilidade, na consciência da necessidade de mudar os estilos de vida e na prudência, virtude que indica as ações que se devem realizar hoje na previsão do que poderá suceder amanhã" (notícia tirada do site www.zenit.org em 20/11/2010).

Assim, com as palavras seguras do nosso papa Bento XVI, somos orientados a tomar partido pela vida. Vale à pena defender a vida porque, desse modo, tornamo-nos mais humanos e parecidos com Deus, e valorizando a nossa vocação de filhos amados de Deus. O Reino de Deus tem Cristo, o Rei do Universo, que veio servir à humanidade, dando-lhe dignidade na justiça e na paz para todos.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 21 de novembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

ACESSE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.zenit.org
www.cancaonova.com

Nenhum comentário: