ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 13 de novembro de 2010

O humilde pecador e o orgulhoso fariseu

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos faz estar em oração perseverante que é uma necessidade do homem moderno que vive a correria do dia a dia sem tempo para orar. Muitas vezes ocupamos o nosso tempo em coisas que não nos dão a paz tão desejada do nosso ser. A oração nos ajuda a estar com Deus e também com os irmãos de caminhada na fé. È necessário rezar bem, isto é, ser coerente na vida cristã, testemunhando-a na nossa vida diária.

A liturgia nos lembra da humildade na oração ao Deus da vida sem necessidade de orgulho, de que a gente se ache que somos mais e por isso Deus tem que chegar até nós. Devemos ter atitude dócil de um filho que quer dialogar com o Pai, procurando melhorar nos defeitos e agradecer pelo crescimento pessoal e comunitário no bem.

No livro do Eclesiástico nos é mostrado Deus afirmando que ouve as súplicas do humilde. "A oração do humilde penetra as nuvens..." (Cf. Eclo 35, 15a-17.20-22a). Deus acolhe a oração do pobre que quer estar à disposição de Deus numa vida despojada, humilde e justa. Deus se solidariza com os oprimidos e empobrecidos, porque o nosso Deus é da vida e da justiça para todos.

O Apóstolo Paulo, velho, preso, condenado à morte, medita e reza sobre a sua VIDA e relembra toda a sua trajetória de apóstolo dos gentios e a sua missão de levar o Evangelho da vida de Cristo e libertação que Ele trouxe para todos os povos... Ele mesmo disse em bom tom e convicto da sua missão cumprida: "Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé..." (Cf. 1 Tm 4, 6-8.16-18). É um testemunho lindo de um santo que confia na misericórdia de Deus e tem a esperança da recompensa que vem de Deus que é sempre fiel.

No Evangelho de São Lucas é narrado Jesus mostrando a ORAÇÃO HUMILDE de um pecador, que se apresenta diante de Deus, de mãos vazias, mas disposto a acolher o Dom de Deus. Pois Ele é bom e justo. Deus nos orienta e corrige sempre para que a salvação seja realidade em nossa vida. (Cf. Lc 18, 9-14). Deus não gosta da ORAÇÃO DO SOBERBO que quer mostrar vantagem diante de Deus, mostrando-se arrogante e que tem valor porque não erra nunca e sempre é o melhor de todos. Por isso merece recompensa.

Mas Deus ouve a oração do humilde pecador que implora misericórdia, pois sem Deus nada conseguiremos fazer de bom. Deus olha o caminho dos humildes e não dos orgulhosos que querem aplausos e primeiros lugares em tudo. No Evangelho de Lucas, a parábola do republicano e do fariseu serve para nós hoje. Nós somos discípulos de Cristo que servem a Deus nos mais empobrecidos e que precisam da nossa ajuda solidária e de amor misericordioso.

Isto não será motivo de orgulho para nós, mas questão de modéstia. Somos servos que querem ser fiéis a Jesus Cristo. O cristão deve ser exemplo de despojamento no serviço desinteressado aos irmãos e irmãs, principalmente aos que mais precisam e que estão marginalizados da nossa sociedade capitalista.

Assim a Igreja se torna luz porque vive as verdades de Cristo que é a Luz do mundo. A família se torna mais viva e realizada no projeto do Deus da vida para todos. E a sociedade se humaniza e cristianiza-se nos valores éticos e morais que se traduzem na solidariedade e na partilha para todos. O Reino de Deus é presente quando somos autênticos e humildes na oração e na ação em todo lugar em que estejamos vivendo.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 19 de outubro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

BOA NOTÍCIA NO NORTE SERTANEJO DE MINAS GERAIS
O Projeto "Memorial da Juventude de Taiobeiras", selecionado pelo Edital de microprojetos "Mais Cultura para o Semiárido", edição 2009, está quase pronto. Proposto por Flaviana Costa Sena Nascimento, o projeto resgata a memória fotográfica dos grupos de jovens, da Pastoral da Juventude e de outros movimentos juvenis da história de Taiobeiras, num recorte que engloba o período entre 1975 e 2010. Foi organizado um livro fotográfico relatando a história da juventude taiobeirense.

As fotografias são originárias dos arquivos dos movimentos e grupos mencionados acima. Os textos são do professor e sociólogo Levon do Nascimento. Também há um capítulo escrito pelo professor Fabiano Alves Pereira, relatando a experiência do "Cantarte", outro projeto destinado ao público jovem também aprovado pelo "Mais Cultura". O lançamento de "Memorial da Juventude de Taiobeiras" acontecerá a sexta-feira, 03 de dezembro de 2010, às 19h e 30min, no Plenário da Câmara Municipal de Taiobeiras.

DADOS TÉCNICOS
Título: Memorial da Juventude de Taiobeiras
Autores: Flaviana Costa Sena Nascimento e Levon do Nascimento
Páginas: 132
Editora: O Lutador (Belo Horizonte)
Patrocínio: Edital Microprojetos "Mais Cultura" (Governo de Minas, Inec, Banco do Nordeste, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal - Brasil: um país de todos)

ACESSE E LEIA MAIS PARA CONHECER MELHOR
www.levontaiobeiras.blogspot.com

Nenhum comentário: