ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Solenidade de Todos Os Santos é a Vitória da Vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Celebrar a Solenidade de Todos Os Santos é se alegrar e celebrar a plenitude da vivência cristã manifestada de modo singular na vida dos filhos de Deus, os santos da nossa Igreja. Esta celebração é a antecipação do que vai acontecer com todos. Nós entramos em comunhão com Todos Os Santos que já estão no céu. É a certeza de que, depois da grande tribulação, somos marcados definitivamente com o Selo da Santidade do Deus Vivo.

Em todos que já faleceram, nós colocamos em gratidão a Deus pela vida de cada um. Este dia é de muita gratidão a Deus. Ele que nos dá o prêmio da vida eterna. Com Ele, estamos para sempre no céu. Nós celebramos a vida porque o nosso Deus é vivo. Temos vida em Cristo, no Espírito Santo, na glória de Deus Pai, para sempre. A Fonte da santidade cristã é Deus.

A santidade tem seu início, seu crescimento e consumação na graça de Deus, no amor gratuito do Senhor, que derrama seu Espírito no coração de cada um para que possamos chamá-lo de "Pai". Isso nos faz filhos Seus, em seu Filho Jesus Cristo (LG 14, 2).

A santidade então é uma conquista de cada um através da graça santificante de Deus em nós. Por nós mesmos, não conseguimos nada. A Morada dos Santos será o CÉU, que não é um lugar, mas um estado de felicidade na presença e companhia de Deus, dos anjos e dos santos. Humanamente, não podemos pensar como é, mas é algo extraordinário, como o próprio São Paulo nos fala.

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem o homem pode imaginar o que Deus preparou para aqueles que O amam" (1 Cor 2, 9). "Agora nos vemos como em um espelho, mas depois nos veremos face a face" (13, 12).

A eternidade não é estática e nem eterno repouso, mas vida ativa e intensa com o Deus da Vida. Só Deus é Santo, mas podemos participar da santidade de Deus. Nós nos unimos com todos em uma comunhão sem fim. Essa doutrina era tão viva nos primeiros séculos que os missionários da Igreja não hesitavam em chamar-se de "Santos", e a própria Igreja era chamada de "Comunhão dos Santos".

A liturgia nos apresenta as leituras que nos falam dos santos como uma grande multidão de pessoas, de todos os povos. São os santos que participam da glória celeste junto de Deus (Ap 7, 2-4.9-14). Na Primeira Carta de São João, fazemos memória e reforçamos a Vida Divina que se manifestará no final da nossa vida. Esta divindade está presente em nós desde agora (Cf.1 Jo 3, 1-3).

São Mateus nos mostra Jesus apresentando uma proposta de santidade para nós que são as Bem-Aventuranças (Cf. Mt 5, 1-12). É um caminho a percorrer que deve estar sintonizado na Palavra de Deus e na comunhão com os irmãos e irmãs de comunidade. Assim, estaremos na escola dos santos que vão deixar um rastro de obras boas como sinal da presença do Deus da Vida, realizando maravilhas em todos os lugares e na nossa vida também.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 05 de novembro de 2010

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

Nenhum comentário: