ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Ciência e a Fé não se contradizem

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Ao olharmos o Livro da Criação, no Gênesis, percebemos claramente que Deus, ao criar o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, deu-lhes poder de dominar todas as coisas. Este domínio é o conhecimento das coisas para proveito do próprio ser humano. A Ciência entra neste conhecimento que vem trazer beneficio a toda criatura (Cf. Gn 1, 27-28).

''A Igreja está convencida de que a atividade científica beneficia-se do reconhecimento da dimensão espiritual do homem”, disse o Papa na audiência. “O nosso encontro aqui hoje, queridos amigos, é uma prova de estima da Igreja com a investigação científica em curso e de sua gratidão pelo esforço científico, que ela tanto encoraja e incentiva”, disse Bento XVI durante audiência aos participantes da Sessão Plenária da Pontifícia Academia das Ciências (www.cancaonova.com em 28-10-2010).

O evento promovido pelo organismo vaticano começa hoje e segue até o dia 1º de novembro e reflete sobre o tema "O Legado Científico do Século XX". O encontro com o Papa aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, às 12h (em Roma - 8h no horário de Brasília), na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano (www.cancaonova.com em 28-10-2010).

"A história da ciência no século XX é marcada por inquestionáveis conquistas e grandes avanços", definiu o Bispo de Roma. Segundo ele, a imagem popular da ciência nesse século é marcada por duas formas opostas de pensamento. A primeira perceberia na atividade científica uma espécie de panaceia, ponto de vista a partir do qual a ciência poderia responder a todas as perguntas acerca da existência do homem. Já a segunda ressalta o temor com relação à ciência e propõe um afastamento, motivada por evoluções negativas "como a construção e terrível uso das armas nucleares", disse o Pontífice (www.cancaonova.com em 28-10-2010).

A ciência, naturalmente, não é definida por nenhum desses extremos. “Sua tarefa era e continua sendo a de uma paciente e apaixonada busca acerca da verdade sobre o cosmos, sobre a natureza e sobre a constituição do ser humano”, acrescentou. O papa ressaltou que os progressos feitos no conhecimento científico durante o século XX ajudaram a melhorar a consciência acerca do lugar que o homem e o planeta ocupam no universo (www.cancaonova.com em 28-10-2010).

"De sua parte, a Igreja está convencida de que a atividade científica, em última análise, beneficia-se do reconhecimento da dimensão espiritual do homem e de sua busca por respostas definitivas que permitam o reconhecimento de um mundo que existe independentemente de nós, que nós não entendemos completamente, e que só podemos compreender na medida em que compreendemos a sua lógica inerente", expressou (www.cancaonova.com em 28-10-2010).

Nesse sentido, o Pontífice definiu a experiência do cientista enquanto ser humano como a de perceber "uma constante, uma lei, um logos que ele não criou, mas que ele tem, ao invés disso, observado. [...] Esse é o ponto de encontro entre as ciências naturais e religião. Como resultado, a ciência torna-se lugar de diálogo, um encontro entre o homem e a natureza e, potencialmente, até mesmo entre o homem e o seu Criador" (www.cancaonova.com em 28-10-2010).

Ao final da audiência, o santo padre disse que o resultado positivo da ciência do século XXI dependerá da "capacidade do cientista de procurar a verdade e aplicar as descobertas de uma maneira que ande de mãos dadas com a busca por aquilo que é justo e bom". Ele também propôs dois pensamentos para reflexões futuras. O primeiro é que a necessidade de uma abordagem interdisciplinar vinculada com a reflexão filosófica que leve a uma síntese é cada vez mais percebida; o segundo salienta que a realização científica no novo século deve ser sempre informada pelos imperativos da fraternidade e da paz, "ajudando a resolver os grandes problemas da humanidade, e dirigindo os esforços de todos para o verdadeiro bem do homem e do desenvolvimento integral dos povos do mundo" (www.cancaonova.com em 28-10-2010).

Assim, com as palavras de nosso papa Bento XVI, podemos dizer que a ciência não se opõe à fé se ela sempre procurar a verdade e o seu fundamento na Lei Natural dada por Deus à humanidade. Na medida em que o ser humano entra em diálogo com Deus e na comunhão com Ele se traduz numa vida que considera os valores mais sublimes do homem e da mulher que é a vida. Ela é a razão da fé e da própria ciência. Tudo deve convergir para o bem, para o direito e para a justiça que vão trazer dignidade da pessoa na sua integridade.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 28 de outubro de 2010

ACESSE
www.cancaonova.com

Nenhum comentário: