ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A juventude é a esperança do mundo

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Somos uma nação que tem muitos jovens em riscos e nós não podemos deixar que eles se percam. Deus é fiel e nos criou por amor. Nada fica despercebido por Deus. Deus ama o mundo de tal maneira que enviou seu filho ao mundo. Um menino nos foi dado e nasceu pobre e adormeceu numa manjedoura junto com sua mãe, Maria, e São José, seu pai adotivo.

Jesus nasceu numa família temente a Deus. Jesus nasceu do ventre da virgem Maria por obra do Espírito Santo e José foi o guardião da família, justo e casto. Cada família deve espelhar na Família de Nazaré e ela deve ser modelo para nós. Que Deus ajude as famílias a não se desviarem do caminho da justiça, da caridade, do serviço, da solidariedade e da partilha.

Que haja harmonia e paz nas famílias e que elas não sejam contaminadas com a cultura da morte. Nós somos alegres porque Deus nos ama. Nós fazemos parte da civilização que constrói um mundo onde Deus tem o seu lugar e Cristo é o único que traz a salvação a toda a humanidade. Nós não devemos ter medo de Cristo. Ele é Senhor e Nosso Salvador. Portanto, a juventude é o futuro do mundo. Se quisermos um mundo melhor, eduquemos os jovens e as cadeias ficarão vazias.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 04 de setembro de 2010

La gioventù è la speranza del mondo

Cari fratelli e sorelle in Cristo,

Siamo una nazione che dispone di molti giovani a rischio e non possiamo lasciarli perdere. Un Dio fedele che ci ha creati per amore. Nulla è trascurato da Dio. Dio ama il mondo, tanto che mandò il suo unico figlio nel mondo . Un ragazzo è stato dato a noi ed è nato in una mangiatoia, povero e dormiva con la madre Maria e San Jose suo padre adottivo.

Gesù nacque in una famiglia di devoti. Gesù è nato dal grembo della vergine Maria per opera dello Spirito Santo e Giuseppe Giuseppe era il tutore della famiglia, equo e casto. Ogni famiglia deve essere specchio della famiglia di Nazareth e dovrebbe essere un modello per noi. Dio aiuti le famiglie a non deviare dal sentiero della giustizia, di carità, di servizio, di solidarietà e di condivisione.

Sia la pace e l'armonia nelle famiglie e che non sono contaminati con la cultura della morte. Siamo contenti perché Dio ci ama. Noi siamo parte della civiltà che costruisce un mondo in cui Dio ha il suo posto e Cristo è colui che porta la salvezza a tutta l'umanità. Non dobbiamo avere paura di Cristo. Egli è il nostro Signore e Salvatore. Così la gioventù è il futuro del mondo. Se vogliamo un mondo migliore educare i giovani e carceri saranno vazias.

Amém!


Corso di Teologia Schumann Benedito José Cunha 2010/09/04

NOTÍCIA
> Mutirão Carcerário alivia situação do sistema prisional em Minas

No último sábado, 30 de outubro de 2010, durante a reunião anual do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (Conarpa), o coordenador arquidiocesano da Pastoral Carcerária, Dílson Antônio Marques, revelou dados surpreendentes sobre a situação carcerária em Montes Claros e no Norte de Minas Gerais.

Montes Claros está hoje com mil presos. Graças ao Mutirão Carcerário realizado este ano com a pressão da ação evangelizadora da Pastoral Carcerária Arquidiocesana, foram liberados cinco mil presos em Minas Gerais. “Não se assuste não, pessoal. Não fique com medo. Esses presos foram liberados porque tinham o direito e este não estava sendo respeitado. Noventa e cinco por cento da nossa massa carcerária não têm advogados para defendê-la. Não tem como pagar advogados para isso”, esclareceu Dílson Marques no Conarpa.

Em MOC, 68 presos foram liberados com a realização do Mutirão Carcerário. Dois presídios foram considerados impróprios na região, de acordo com critérios que levam em conta os níveis aceitáveis em uma cadeia para o preso se reeducar socialmente: a de São João da Ponte e a de Pirapora. A de Bocaiuva quase que ia ser interditada, informou Dílson.

Nenhum comentário: