ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 27 de novembro de 2010

O sinal da figueira

(Lc 21, 29-33)

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Em seguida, Jesus fez esta comparação. Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês veem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer àquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.

Estamos diante da parábola da figueira. Jesus quer nos falar de sinais para que fiquemos alertas com a proximidade do Reino de Deus. Este acontecerá bem no meio de nós. É uma parábola pequena, que se considera um discurso escatológico apocalíptico. É a narração de um fim glorioso para Israel, o dia de Javé. Isso significa a vitória sobre os inimigos do povo de Deus e de glória e poder para o povo de Deus. Alguns discípulos, vindos judaísmo, não entendiam direito o que Jesus falava.

Então Jesus os adverte falando. “Vós, do mesmo modo, ficai sabendo...”. Na parábola, as árvores que brotam indicam a proximidade do verão. É tempo de frutos e colheita. Jesus se refere à chegada do Reino de Deus. Sabemos que a encarnação de Jesus inaugura o novo Advento. Ele vai ser o Messias que inaugura definitivamente o Reino de Deus. Agora a esperança que deve nascer no nosso coração. Em Deus, realizamos todas as coisas. Nada ficará obscuro diante de Jesus.

Somos contaminados pelo bem, pela verdade e justiça. A solidariedade, a fraternidade, a partilha e a alegria reinarão onde o Reino de Deus se faz presente. A Palavra de Jesus nos convida para o seu banquete que traz vida em abundância para todos.

Amém!

Hoje, à meia-noite, minha mãe foi para a eternidade. Entregamo-la a Deus. Peço que reze em sufrágio da sua alma. A Missa de Sétimo Dia será no dia 04 de dezembro, sábado.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

CONTAGEM REGRESSIVA
acesse www.arquimoc.org.br e fique por dentro das atividades do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros

> > > De 09 a 19 de dezembro de 2010, Exposição do Centenário da Arquidiocese de Montes Claros na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, Centro de MOC. Dentre muitas outras atrações, como a imagem de Maria, Mãe da Igreja feita por artista norte-mineiro especialmente para este 1º Centenário, fotos das 59 matrizes desta Igreja particular. Participe!

ACESSE TAMBÉM
www.sertaoigreja.blogspot.com

Nenhum comentário: