ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

“Amizade é sentimento nobre que a graça de Deus purifica”

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A amizade é um grande dom que Deus concede a pessoa para que ela aprimore, tenha aconselhamento e confiança. Quem encontra um amigo, encontra um Tesouro. O papa Bento XVI comentou aos fiéis reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, sobre a Catequese, nesta quarta-feira, 15 de setembro, dia de Santa Clara de Assis, "uma das Santas mais amadas", afirmou.

Acerca da relação fraterna entre Clara e São Francisco, o papa abordou o tema da amizade. "A amizade entre esses dois santos constitui um aspecto muito bonito e importante. De fato, quando duas almas puras e inflamadas pelo mesmo amor por Deus se encontram, elas tiram da recíproca amizade um estímulo fortíssimo para percorrer a via da perfeição. A amizade é um dos sentimentos humanos mais nobres e elevados que a Graça divina purifica e transfigura", considerou o sumo pontífice.

Santa Clara viveu no século XIII, em uma família nobre, mas preferiu dedicar-se totalmente ao serviço de Deus, segundo o modelo proposto por São Francisco. Apesar de ser superiora da comunidade, desejava servir as irmãs nos trabalhos mais humildes. "A caridade, de fato, supera todas as resistências e quem ama faz todos os sacrifícios com alegria", explicou o Santo Padre (acessei www.cancaonova.com em 15-09-2010, encontrei esta notícia e resolvi destacá-la aqui).

Canonizada apenas dois anos após seu falecimento, que aconteceu em 1255, Bento XVI citou os elogios que o papa Alexandre IV escreveu na Bula de canonização de Santa Clara, na qual disse que, apesar de procurar o silêncio, a fama da santa gritava. "E é exatamente assim queridos amigos: são os santos aqueles que alteram o mundo para melhor, transformam-no de modo duradouro, incorporando as energias que somente o amor inspirado pelo Evangelho pode suscitar. Os santos são os grandes benfeitores da humanidade", exclamou o bispo de Roma (acessei www.cancaonova.com em 15-09-2010 e encontrei esta notícia e resolvi destacá-la aqui).

Conforme já havia dito nas catequeses dedicadas a Santa Hildegarda, o pontífice voltou a valorizar o papel da mulher na vida da Igreja. "O seu testemunho mostra-nos o quanto toda a Igreja é devedora a mulheres corajosas e cheias de fé como ela, capazes de dar um decisivo impulso para a renovação da Igreja", disse o papa sobre Santa Clara. E continuou. "Como Clara e suas companheiras, inúmeras mulheres ao longo da história foram fascinadas pelo amor de Cristo que, na beleza da sua Divina Pessoa, preenche o coração de todo, e de toda a Igreja. Por meio da mística vocação nupcial das virgens consagradas, apresenta-se como o que será para sempre: a Esposa bela e pura de Cristo" (acessei www.cancaonova.com em 15-09-2010 e encontrei esta notícia e resolvi destacá-la aqui).

A radicalidade da pobreza associada à confiança total na Providência Divina é um traço característico da espiritualidade franciscana. Santa Clara obteve do papa Gregório IX, ou provavelmente já de Inocêncio III, o Privilegium Paupertatis, documento que garante que tanto ela quanto suas companheiras não poderiam possuir nenhuma propriedade material, uma exceção extraordinária ao direito canônico da época (acessei www.cancaonova.com em 15-09-2010 e encontrei esta notícia e resolvi destacá-la aqui).

"Isso mostra que também nos séculos da Idade Média, o papel das mulheres não era secundário, mas significativo. A esse respeito, deve-se salientar que Clara foi a primeira mulher na história da Igreja a compor uma Regra escrita, sujeita à aprovação do papa, para que o carisma de Francisco de Assis fosse preservado em todas as comunidades femininas que se iam estabelecendo já nos seus tempos e que desejavam inspirar-se no exemplo de Francisco e Clara", finalizou (acessei www.cancaonova.com em 15-09-2010 e encontrei esta notícia e resolvi destacá-la aqui).

Com as palavras do nosso papa, podemos dizer que a Igreja é ornada por muitos santos que ratifica a ação de Cristo nela. O testemunho de Cristo com a nossa vida vem da nossa convicção e crença no nosso Senhor e Salvador. Jesus é o caminho mais seguro para chegar ao céu. Ele faz maravilhas na nossa vida e nos enche da unção do Espírito que fortalece a nossa fé e nos faz sermos verdadeiros discípulos de Cristo.

Cada santo é a testemunha verdadeira que Deus age na vida das pessoas, transformando-as em estrelas radiantes na constelação do Reino de Deus. Uma Igreja através da manifestação da vivência cristã mostra que Deus é fiel e nos gera para a verdadeira vida que é estar em comunhão com Ele sempre. Fazemos parte da comunhão dos santos com Cristo que é a cabeça da Igreja.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

ACESSE
www.cancaonova.com

Nenhum comentário: