ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 6 de novembro de 2010

Devemos servir com honestidade e disposição

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos permite estar sempre em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs de caminhada. Nesta nossa jornada, temos vitórias e fracassos, santidade e pecado. A nossa fraqueza humana e carência nos fazem frágeis, mas devemos procurar auxílio no Senhor, pedindo para que Ele venha em nosso auxílio.

Primeira Leitura (Filipenses 3, 17; 4, 1)

A Carta de São Paulo aos Filipenses nos orienta para que sejamos imitadores da ação do Apóstolo. Ele nos mostra que devemos ser fiéis a Deus e seguir o que Ele ensinou e praticou. Ele chama a atenção daqueles que desviam do caminho, ignoram a verdade de Cristo e do seu ensinamento. Vivem só nos prazeres terrenos, esquecendo-se que somos passageiros nesta terra e vamos ter que prestar contas dos nossos atos a Deus.

Não podemos nos portar como inimigos da cruz de Cristo. Somos cidadãos da casa do Pai e vamos nos tornar semelhantes naquele que tudo é, Cristo, como nós ouvimos nesta Carta: ”Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Cf. Fl 3, 17; 4, 1).

Que alegria quando ouvi o que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”. Isso mesmo! Somos felizes na Casa de Deus, porque Ele nos abraça e nos acolhe, perdoando os nossos pecados e nos levantando para caminhar com Ele na graça de Deus. O Amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua palavra fielmente (1 Jo 2, 5).

Jesus conta sobre um escândalo e ensina, a partir daí, como deve ser o agir cristão no mundo. Do administrador infiel, Jesus nos fala que devemos ser espertos em relação ao Reino de Deus. Um autêntico caso de corrupção ofereceu a Jesus a chance de ensinar aos discípulos, mediante uma parábola, a importância de ser “esperto” em relação ao Reino de Deus.

Naquela época, os administradores tinham uma liberdade em relação aos bens dos seus senhores e, por causa disso, eles cometiam corrupção e aumentavam os seus salários com dinheiro injusto. Assim, Jesus mostra que aquele administrador estava administrando mal e sendo imprudente nos negócios.

Quando o administrador viu que ia ser despedido, articulou um plano para poder ficar bem com seus fregueses, tornando-os amigos para agora que ficasse desempregado. Foi um plano “esperto”. Comparando com o Reino, os discípulos de Jesus são ensinados a serem tão hábeis e espertos como o administrador desonesto. Este, no trato com as coisas humanas, obstinou-se em buscar caminhos para alcançar os seus objetivos.

Do mesmo modo, o discípulo do Reino de Deus, com relação às realidades celestes, deve ter claro o fim a ser atingido e a maneira mais conveniente de fazê-lo. Neste caso, basta ser obstinado na prática da misericórdia e do amor aos irmãos que precisam (Lc 16, 1-8). Deus nos quer livres e conscientes, e que nosso agir traga a nossa realização, e também para ajudar os outros a atingi-los.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 03 de novembro de 2010

Nenhum comentário: