ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 31 de outubro de 2010

Ide a todos os lugares e ensinai tudo o que Jesus nos ensinou

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

O cristão, pelo batismo, recebeu a missão de levar a Boa Nova de Jesus a todos. Por isso, a escolha dos padrinhos é muito importante e também os pais devem ser coerentes na fé que receberam da Igreja através do Batismo, das orientações da Igreja e da Palavra que é proclamada na Igreja nas celebrações eucarísticas.

A Igreja tem a missão dada por Jesus: Ide e ensinai tudo o que vos ensinei. O Magistério tem a obrigação de cuidar do Rebanho do Senhor, dando orientação segura e confirmando todos na Fé em Cristo. Em At 20, 28, podemos ver e conferir: “Cuidai de vós e de todo o rebanho que o Espírito Santo vos confiou como pastores da Igreja de Deus, e que adquiriu pagando com seu sangue”.

A Igreja de Cristo - eu sou Igreja - deve estender-se a todas as regiões; entra na história dos homens ao mesmo tempo em que transcende o próprio tempo e os confins dos povos. Jesus aceita a Cruz, morre por amor a nós e nela temos redenção e salvação no sangue derramado. "Per crucem ad lucem" [lema de dom José Mauro Pereira Bastos, primeiro bispo diocesano de Janaúba, e que viveu de 1955 a 2006]... Pela cruz atinjas a luz...

No mundo, a Igreja caminha, passa e sofre as tentações e as grandes provas. Nisso ela é fortalecida pela graça de Deus que não a deixa sozinha, porque Jesus prometeu ficar com ela até a consumação dos séculos. O pecado da fraqueza humana não sobrepõe a graça de Deus dada à Igreja para que ela seja fiel esposa do Senhor que é sempre fiel a ela. Ela é assistida e renovada pela força do Espírito Santo. Seguindo Jesus com a cruz, vamos atingir a Luz que está em Deus para sempre.

Assim, todos os discípulos de Cristo, perseverando na oração e no louvor de Deus, ofereçam-se também a si mesmo como hóstia viva, santa, agradável a Deus (Cf. Rm 12, 1). Podemos notar o que diz. “Agora, irmãos, pela misericórdia de Deus, eu vos exorto a vos oferecerdes como sacrifício vivo, santo e aceitável: seja este o vosso culto espiritual”.

Somos chamados a ser santos como está escrito. “Antes, santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todos aqueles que vo-lo pede” (Cf. l Pd 3, 15). Assim, cada cristão deve reconhecer internamente a santidade de Cristo como Senhor, aderindo plenamente. Se alguém vos pede explicação de vossa fé, estais dispostos a defendê-la.

Os fieis cristãos, pelo Batismo, recebem uma grande missão, em virtude do seu sacerdócio régio. Têm também parte na oblação da Eucaristia e exercem o mesmo sacerdócio na recepção dos sacramentos, na oração e na ação de graças, através do testemunho duma vida santa, da abnegação e da caridade operante.

Na Eucaristia que recebemos em cada missa, somos agraciados pela sua graça que nos santifica. No sacrifício que participamos, tornamo-nos dignos de ser filhos de Deus. Cada um recebe muitos dons que devem ser partilhados como missionários da Palavra e da Eucaristia que traz vida para todos e dignidade humana.

Somos missionários por mandato de Cristo. Como Jesus foi enviado pelo Pai para nós, assim também o Filho enviou os discípulos e nós também (Cf. Jo 20, 21). Então, nesta passagem, há confirmação da missionariedade de cada cristão como o próprio. Jesus repetiu: a paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, eu vos envio. Em Mateus, Jesus diz: “Ide, pois, ensinai todas as gentes, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo aquilo que vos mandei. E eis que eu estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos” (Mt 28, 18-20).

Deus nos capacita para missão. Ele vai nos dar a força que é o Espírito Santo, como nos exorta em At 1, 8. “Mas recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, na Judeia, na Samaria e até os confins do mundo”. São Paulo, o grande missionário nos diz em bom tom: “Ai de mim se não evangelizar!” (1 Cor 9, 16).

Somos impelidos e enviados pela força do Espírito Santo. “Do Oriente ao Ocidente, o meu nome é grande entre as nações e em todos os lugares é oferecido ao meu nome um sacrifício e uma oblação pura”. Portanto, a Igreja Católica Apostólica Romana continua a sua missão de evangelizar em toda parte, formando um Povo que faz parte do Corpo como membros vivos, cuja cabeça é Cristo, Nosso Senhor.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa

Texto pensado, produzido e escrito em 29 de outubro de 2010

Nenhum comentário: