ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Com nossos acertos e erros, nós aprendemos...

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A vida humana é um processo contínuo de crescimento e que cada pessoa tem um ritmo. Esse ritmo depende da história de vida de cada um. Assim é também nas nossas atividades de trabalho, política, familiar, social e religiosa. Não podemos dizer que a nossa atuação é excelente e que não tem nada a ver com o passado. Todos somos responsáveis nos seus devidos tempos. Na democracia, aprendemos com os acertos e os erros. Não podemos desfazer de ninguém, pois cada um colabora de acordo com a realidade de cada tempo.

O Brasil, desde o seu descobrimento até agora, passou e passa por um processo de crescimento e amadurecimento. Somos uma República nova ainda e, nesse período de desenvolvimento do pensamento, os políticos e a sociedade contemporânea vão se misturando com a realidade da vida do povo.

A democracia é um exercício livre, mas tem a influência do poder econômico. O Brasil passou por vários momentos difíceis: crises econômicas com altas taxas de inflação que atingiam a todos e especialmente os mais pobres. E também tivemos as crises institucionais que tolheram a liberdade de cada cidadão [ditadura militar].

Com a democratização, temos a Constituição, a Lei máxima do País que nos faz ser soberano e livre. Cabe a cada um, principalmente aos políticos, defender a Constituição e procurar o bem comum a todos. Fazer acontecer a justiça para todos é essencial.

Uma nação é livre na medida em se que respeita os direitos humanos e se busque políticas públicas a favor da pessoa humana, como educação de qualidade, saúde digna para todos, trabalhos com salários bem remunerados e combate à violência e a toda forma de injustiça.

Na eleição, somos todos iguais. No pleito eleitoral, podemos livremente, conscientes e bem informados, dar o nosso voto. O voto é importante. Por isso precisamos entender que “a democracia é uma conquista de todos. Nela podemos, pela consciência, escolher livremente e dá o nosso voto. Este não é apenas um gesto voluntário da pessoa cidadã, mas tem uma importância muito grande, porque nós delegamos a alguns o direito e o dever de fazer leis justas e defender o bem comum de todos. Cada poder tem o seu papel importante” (ver artigo “O Voto é importante” postado no blog www.modestaspropostas.blogspot.com em 30-08-2010).

“Cada eleitor deve ter a consciência em votar naqueles que podem fazer a diferença no mundo, construindo a justiça social, defender a vida desde a concepção até a morte, procurar o bem comum de todos e promover a paz. A política é uma oportunidade de prevalecer o bem e oportunidade para todos, tirando os privilégios e permitindo que todos tenham vez e voz na sociedade e em todo lugar. Assim estamos exercendo a cidadania nos direitos e deveres” (ver artigo “O voto é importante” postado no blog www.modestaspropostas.blogspot.com em 30-08-2010).


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 06 de outubro de 2010

Nenhum comentário: