ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Olhar de Jesus que salva...

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A liturgia nos aproxima de Deus e dos irmãos e irmãs de comunidade no olhar de Jesus que salva a pessoa por inteiro. Na sociedade atual, as pessoas muitas vezes têm o olhar negativo das pessoas e se traduzem na exclusão que aponta os defeitos da pessoa humana. A liturgia nos mostra que o olhar de Deus é diferente.

No livro da Sabedoria, nós vemos o olhar de Deus, isto é, "os olhos de Deus são diferentes dos nossos" (Cf. Sb 11, 22; 12, 2). Nesse livro, é narrado o espanto causado devido à ação de Deus no castigo sobre os egípcios. Dá a impressão de que foi um castigo moderado e benevolente da parte de Deus. Mas Deus tem as suas razoes para agir assim: Deus tem paciência porque Ele tem poder. O agir do homem encontra em Deus misericórdia. Deus é bom e tolerante, porque Ele ama o que criou. Deus olha o homem por inteiro. Deus não quer a morte do pecador, mas a sua conversão para a vida de graça.

Por isso: podemos ver que "Deus fecha os olhos" diante do pecado do homem, a fim de convidá-lo ao arrependimento e assim traz uma vida nova e digna a ele. Deus tem predileção especial pelo homem e por tudo que Ele criou. Não há interesse em castigar o homem porque Deus é amor. Os males que acontecem em nossa vida não são "castigos de Deus". Tudo que acontece tem um sentido para que a pessoa se converta e ponha o pé na realidade humana e pecadora que necessita de cura e mudança.

Desse modo, o ser humano volta à via correta pelos caminhos da vida em Deus. Essa imagem do verdadeiro amor e da misericórdia de Deus deve nos selar e transparecer em gestos para com os nossos irmãos e todos que estão marginalizados e escravizados pelo pecado.

Na Carta ao Timóteo, vemos o Olhar de São Paulo (Cf. 2 Tm 1, 11-22). O Apóstolo Paulo nos lembra que Deus é o autor e o protagonista na salvação do homem. Deus está sempre em toda a nossa história humana. Deus age na nossa história e nos leva à plenitude da graça que vem do seu amor infinito por nós.

É Ele quem nos anima e nos dá forças ao longo da caminhada. É Ele quem nos espera no final do caminho para nos dar a vida plena. A salvação não é um privilégio e vitória nossa, mas um Dom de Deus que está à disposição para a conversão de cada cristão e cristã no mundo.

No Evangelho de Lucas, vemos o Olhar de Jesus no encontro com Zaqueu (Cf. Lc 19, 1-10). Zaqueu era um homem publicano, cobrador de impostos, era um ladrão que roubava o povo e o explorava na cobrança de impostos indevidos. Ele era um homem baixo, não tinha valor nenhum e era desprezado na comunidade dos que se achavam certos [certinhos...]. Ele procurava "Ver Jesus".

O "Ver" tem um significado teológico que não é curiosidade de encontrar Jesus, mas uma busca de algo novo que é capaz de preencher o interior da pessoa que procura. É uma vontade intensa de descobrir o valor do "Reino", um desejo imenso de inserir na Comunidade de Salvação que Jesus anunciava para todos. Jesus estava rodeado pelos seus discípulos e seguidores. Pela sua insignificância, Zaqueu dava a impressão de que era difícil chegar até Jesus.

O "subir num sicômoro" simbolizou a vontade grande de Ver Jesus e de poder ser notado pelo Cristo. Esta atitude podia correr risco de não ser aceita pelas pessoas que seguiam o mestre. Jesus age de modo inusitado: sai da multidão e vai ao encontro de Zaqueu que estava em cima da árvore. Jesus valorizou a atitude daquele homem que quer a salvação e uma conversão de vida. Ele está sedento de uma vida melhor com os outros.

Jesus larga um pouco aquela multidão que o seguia e solidariza-se com o "pecador". Ergue os olhos e vê o "pequeno" no alto daquela árvore, mas o chama pelo nome: Zaqueu ("puro"). Jesus se autoconvida e diz aquele homem: "Desce depressa, porque hoje preciso ficar em tua casa". Jesus não quer ficar para ser servido, mas quer servir e levar a semente da vida ao coração da pessoa que germina para uma vida de graça e justiça. Tudo vai levar para a vida plena.

A atitude de Jesus provoca uma reboliço nas pessoas que murmuram escandalizadas, dizendo: "Foi hospedar na casa de um pecador". Zaqueu acolhe Jesus com muita alegria. Prepara um grande jantar, isto é, um "banquete” para um hóspede ilustre. Na sua casa, emocionado com aquela visita, ele faz um discurso que marca a sua transformação. Está disposto a repartir os seus bens com os pobres e restituir quatro vezes mais o que tinha roubado. Zaqueu encontrou sentido para a sua vida porque conseguiu Ver Cristo como Ele é. Ele acolheu Jesus em sua casa e em seu coração. Jesus diz: "Hoje entrou a salvação nesta casa...”.

Por causa da acolhida de Jesus e do coração de Zaqueu que acolhe o Autor da Vida, sua vida se transforma. Agora ele não precisa mais de dinheiro injusto porque a maior riqueza ele a encontrou que é Jesus Cristo, o Senhor da Vida. Somos chamados a Ver Jesus sempre, pois Ele quer transformar a nossa vida de pecado para a vida da graça que faz acontecer o Reino de Deus entre nós como a justiça para todos, a vida preservada e os direitos humanos garantidos para todos.

Amém!

Sed misereris omnium, quia omnia potes; et dissimulas peccata hominum propter paenitentiam (Sb 11, 23)


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 27 de outubro de 2010

PALESTRA DO PROFESSOR LUIZ MARINS É HOJE EM MONTES CLAROS

Palestra do professor Luiz Marins é nesta quinta-feira, 28 de outubro de 2010, às 19h, no Automóvel Clube. Leve um quilo de alimento não-perecível no Sindcomércio (Rua Presidente Vargas, 28, sala 202, Centro de Montes Claros) e troque por um ingresso [informação do jornalista Attilio Faggi Junior]

Nenhum comentário: