ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A fé nos impulsiona para a missão

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs em Cristo...

Cada liturgia que participamos, estamos alimentando a nossa fé através da Palavra de Deus, da Eucaristia e nos fortalecendo como cristãos ao lado dos nossos irmãos de caminhada.

Neste mundo tão complexo e desigual, muitas vezes na nossa vida surgem momentos de desânimo, de descrença e falta de paciência. Há crise no nosso interior que questiona tudo e todos e até sentimos fracos na fé. Com tantos desafios, muitas vezes nos sentimos sós, inconformados e nos perguntamos a nós mesmos: será que vale a pena pregar e acreditar no Evangelho? Será que o mundo pode mudar?

Então, nessa hora de dúvida e desânimo, nós devemos recorrer à Palavra de Deus que nos orienta no bem e nos dá força para a missão de anunciar e fazer acontecer já no meio de nós o Reino de Deus. No Livro de Habacuc, nós encontramos as palavras do Profeta Habacuc que narra a sua experiência de fé.

O contexto da época em que ele vivia era marcado por grande violência e corrupção, que estavam no meio do povo. Para o profeta, isso é angustiante. Deixa-o impaciente com a situação e clama ao Senhor dizendo, indagando, exclamando: “Até quando, Senhor?!”. Mas Deus é atento. Quando tudo parece perdido, Ele age de modo poderoso arrancando o mal vigente e intervindo para que o bem seja restaurado no mundo.

Assim o Senhor Deus exorta o profeta para não desanimar. Ele intervirá no momento certo e assim o “justo viverá por sua fé” (Cf. Hab 1, 2-3.2,2-4). Assim, olhando a nossa realidade, marcada também por grandes problemas e maldades, nós devemos clamar a Deus e não perder a fé de ver um mundo mais cristão e humano.

Sejamos justos na graça de Deus no mundo, na família e na comunidade que participamos, pois Deus sempre vem ao nosso socorro, nos salvando e nos libertando do mal. O Apóstolo Paulo convida e estimula Timóteo, que estava cansado e preocupado pelas adversidades reinantes na sua época, onde Paulo estava preso, e os apóstolos, morrendo, então Paulo na sua Carta, exorta-o dizendo: "Reaviva o DOM DE DEUS que recebeste" (Cf. 2 Tm 1, 6-8.13-14).

Isso serve para nós hoje. Que possamos reavivar em nós a nossa fé que recebemos no Batismo, e encorajando-nos para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, de todas as formas, em todos os lugares e culturas. O Evangelista Lucas nos mostra Jesus que afirma que a fé remove os obstáculos (Cf. Lc 17, 5-10). Ele e seus apóstolos estão a caminho de Jerusalém e, diante da desafiadora proposta de Cristo, os faz vacilarem e os induz a voltar e desistirem da missão.

Com esta preocupação de cada um deles, então eles vão e pedem a Jesus para que aumente a fé neles. Jesus os exorta: se vocês tiverem a fé do tamanho de uma semente de mostarda, que é a menor das sementes, poderiam fazer muitas coisas extraordinárias. Isto serve para nós hoje. Se a nossa fé em Cristo for sempre revitalizada através da oração, da escuta da Palavra e da participação da Eucaristia, nós faremos muitas coisas boas e justas no mundo.

Assim, a partilha, a solidariedade e a fraternidade vão acontecer no meio de nós e, com a nossa convicção da ação do Deus da vida em nós, a cultura da morte e do egoísmo desaparecerão, e a vida reflorescerá em todos os lugares, e nos tornará defensores dos indefesos que estão no ventre da mãe, até a morte natural das pessoas.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 1º de outubro de 2010

Nenhum comentário: