ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Papa explica missão do comunicador católico

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Pelo Batismo, somos convidados a sermos apóstolos de Cristo, isto é, ser mensageiros da sua Palavra para que todos possam encontrar a verdade e fazer um juízo de valor de todos os fatos e acontecimentos na nossa vida, na nossa sociedade, na nossa família e na nossa Igreja.

Portanto, é mister dizer que, à Fé, se chega apenas pela força da notícia dada, pela forma utilizada pelo transmissor e pela credibilidade que ele inspira, como já dizia o papa Paulo VI, no Evangelli Nuntiandi, 41: Necessitamos de testemunhos, pois quando se ouvem os mestres é porque eles testemunham em ações as suas convicções. São Paulo diz na Carta aos Romanos: como vão crer se lá ninguém fora enviado para proclamar a Palavra de Deus? E é por isso que ele diz também.. ai de mim se eu não anunciar o Evangelho! (1 Cor 9, 16) - A Igreja e Comunicação Social: uma Leitura Pastoral Evangelizadora, monografia de conclusão de curso de bacharelado de Teologia de José Benedito Schumann Cunha).

O papa Bento XVI encontra-se com os participantes do Congresso sobre a Imprensa Católica, que reuniu comunicadores de 85 países. Bento XVI recebeu em audiência os participantes do Congresso sobre a Imprensa Católica na Sala Clementina, no Palácio Apostólico Vaticano. No total, mais de 200 comunicadores católicos de 85 países se encontraram com o Pontífice (notícia tirada do site www.cancaonova.com em 07/10/2010).

“A vossa missão, queridos comunicadores da imprensa católica, é a de ajudar o homem contemporâneo a orientar-se para Cristo, único Salvador, e a manter acesa no mundo a chama da esperança, para viver dignamente o hoje e construir adequadamente o futuro”, explicou o papa. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (07/10). O evento foi promovido pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e começou na segunda-feira (04/10).

O santo padre convidou os comunicadores a renovar a escolha pessoal por Cristo, “buscando aqueles recursos espirituais que a mentalidade mundana subvaloriza, embora sejam preciosos, na verdade, indispensáveis” (notícia tirada do site www.cancaonova.com em 07/10/2010).

O bispo de Roma falou sobre as profundas transformações interiores pelas quais os meios de comunicação têm passado, especialmente a questão do desenvolvimento de sempre novas tecnologias e o risco de noticiar fatos apenas para provocar o espetáculo, e não profundas reflexões. “A busca da verdade deve ser perseguida pelos jornalistas católicos com mente e coração apaixonados, mas também com o profissionalismo de comunicadores competentes e dotados de meios adequados e eficazes. Isso se torna ainda mais importante no atual momento histórico, que exige da própria figura do jornalista, enquanto mediador dos fluxos de informação, mudanças profundas”, afirmou (notícia tirada do site www.cancaonova.com em 07/10/2010).

Nesse contexto, a imprensa católica seria chamada a expressar suas potencialidades e dar as razões de sua missão de seguir a estrada mestra da verdade. “A Igreja dispõe de um elemento facilitador, considerando que a fé cristã tem em comum com a comunicação uma estrutura fundamental: o fato que o meio e a mensagem coincidem; de fato, o Filho de Deus, o verbo encarnado é, ao mesmo tempo, mensagem de salvação e meio através do qual a salvação se realiza” (notícia tirada do site www.cancaonova.com em 07/10/2010).

Por fim, Bento XVI alertou que o desafio comunicativo exige um grande compromisso por parte da Igreja. “Os cristãos não podem ignorar a crise de fé que afeta a sociedade, ou simplesmente confiar que o patrimônio de valores transmitidos ao longo dos séculos passados possa continuar a inspirar e plasmar o futuro da família humana. A ideia de viver ‘como se Deus não existisse’ mostrou-se deletéria: o mundo tem necessidade, mais do que tudo, de viver ‘como se Deus existisse’, ainda que não tenha a força de acreditar, sob a pena de que isso produza somente um ‘humanismo desumano’” (notícia tirada do site www.cancaonova.com em 07/10/2010).

Com estas palavras seguras do nosso papa, podemos refletir a respeito do papel do comunicador católico. Este tem a responsabilidade de dar a verdadeira informação, procurando a verdadeira fonte, para que não haja manipulação e desvio da verdade. Não se pode ter preconceito diante da informação, pois pode ocorrer o risco de levar uma informação deturpada por interesses de pessoas inescrupulosas que querem destruir a imagem ou pensamento de uma pessoa.

Jesus já deu o norte dizendo que a verdade vos libertará (Cf. Jo 8, 31-32) e buscai o Reino de Deus e a sua justiça e tudo será dado em acréscimo (Cf. Mt 6, 33). Portanto, somos chamados a unir as pessoas e não dividi-las.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 07 de outubro de 2010

ACESSE
www.cancaonova.com

Nenhum comentário: