ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O recomeço é sempre bom para voltar a Deus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A pessoa humana é sempre convidada a recomeçar o caminho do bem e a fazer novas as coisas para que o mundo seja agraciado pela justiça, pela paz e pelo bem comum. O recomeço tem que ter um objetivo bem definido e estar em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. As nossas falhas, as nossas quedas e também as nossas omissões de praticar o bem e, se arrependermos deles e ter coragem de mudar para melhor, serão motivo de crescimento e amadurecimento.

Não precisamos voltar a nascer de novo, mas é uma volta ao interior, desfazendo todas as armadilhas do pecado que desfigura a pessoa humana, pois na terra nascemos uma só vez e, depois da nossa morte, ressuscitaremos em Cristo para a eternidade na glória de Deus.

Desse modo, “todas as pessoas, em todos os âmbitos da Igreja neste tempo, que aproveitam essas situações de crise, de conflito, com humildade, irão justamente amadurecer e crescer”, afirma Frei Raniero.

Cada pessoa deve aprender a tirar lição do erro cometido para auto-avaliar-se e assim prosseguir na caminhada como pessoa de Deus, praticando o bem sempre e buscar a santidade que é a vontade de Deus para nós. “Sede santo, como vosso Pai celeste é santo. Sede santo porque Eu sou santo” (Cf. Lv 11, 44).

Devemos fazer o bem sempre e não praticar o mal. O mal não está só nas nossas ações maléficas, mas também, quando não fazemos o bem, quando podemos fazê-lo ao irmão e a irmã que precisa da nossa ajuda. Devemos ter coragem de avaliar as nossas atitudes na luz da Palavra de Deus e pedir a graça de Cristo para nos santificar e perseverar no bem.

Cada dia é uma oportunidade de recomeçar e contemplar a bondade de Deus no mundo. Desse modo, vamos combater as ideologias que são contrárias à vida, à liberdade e que as nossas relações humanas e sociais sejam cristianizadas e que possamos formar uma grande família de Deus até a concretização do Reino de Deus no céu, quando todos nós estaremos reunidos para sempre com Ele, com os anjos e santos.

Amém!

Ou como gosta de dizer o bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, no final, seja rico ou seja pobre, todos estaremos juntinhos, juntinhos...

“Ego enim sum Dominus Deus vester; sanctificamini et sancti estote, quoniam et ego sanctus sum. Ne polluatis animas vestras in omni reptili, quod movetur super terram.” (Lv 11, 44)

“Pois eu sou o Senhor vosso Deus; santificar-vos-eis, portanto, para serdes santos, pois eu sou santo; não vos torneis vós mesmos impuros com todos esses animais que pululam e se agitam sobre a terra.” (Cf. Lv 11, 44)


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 18 de setembro de 2010

Nenhum comentário: