ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quem escuta o missionário está escutando a Jesus

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Queridos irmãos e irmãs e Cristo

A liturgia nos anima a fazer a opção por Cristo na vida e na missão. A palavra de Deus nos impulsiona para a missão e nos dá força e coragem para combater a cultura da morte. Hoje começa a Semana da Vida e que ela seja respeitada e dignificada sempre e que possamos dizer não ao aborto e a toda forma de morte violência aos indefesos do mundo [ou seja, todos nós].

Antífona de hoje: Deus cercou-a de cuidados e a instruiu, guardou-a como a pupila dos seus olhos. Ele abriu suas asas como a águia e em cima dos seus ombros a levou. E só Ele, o Senhor, foi o seu guia (Dt 32, 10ss). Hoje é dia de Santa Terezinha, a padroeira da Missão. As suas rosas de amor devem irradiar em nós uma opção para anunciar a boa nova em todos os lugares.

O livro de Jó nos mostra que Deus o reconduz a realidade da ação de Deus no mundo. Tudo foi feito por Deus e Ele deu os seus limites. O homem é incapaz de descobrir os mistérios das coisas e da natureza. Muita coisa fica encoberta na penumbra, sem explicação. Então Deus o adverte como poderia perceber o mistério do mal. Cabe a Jó o silêncio meditativo e reflexão no encontro com Deus. Nisso reside a sabedoria.

Diante do mistério, nós devemos ser humildes para entendê-lo. Hoje há essa dificuldade, pois muitas vezes nós somos relativistas e utilitaristas e assim o mistério de Deus fica sem sentido. Cabe a nós, que queremos seguir Cristo, deixá-lo entrar na nossa vida, pois Ele nos mostra o Pai ama a todos, sem distinção, e ressuscita os seus filhos para o amor pleno (Cf. Jo 38, 1.12-21; 40, 3-5).

O Evangelista Lucas nos mostra que, se não acolhemos o mensageiro, desprezamos Deus. Como é belo o modo de Jesus agir. Ele era transparente e sincero e passava isso aos seus discípulos que foram enviados em missão. Jesus respeitava o homem na sua liberdade. Jesus quer seguidores livres para optar pela proposta do Reino. É uma a proposta que deve ser anunciada pelos evangelizadores: a adesão das pessoas devem ser consciente e livre para assumir toda consequência dessa decisão por Cristo (Cf. Lc 10, 13-16).

Algumas cidades se fecharam à pregação de Jesus Cristo. Este destaca algumas delas: Corozaim, Betsaida e Cafarnaum. Estas cidades não aderiram e nem se mostraram capazes de dar ouvido aos ensinamentos do Mestre. Os milagres que ocorreram nelas teriam sido suficientes para converter até mesmo cidades pagãs, motivando-as a fazer penitência, pois ali estava o Salvador do Mundo, o Nosso Senhor Jesus Cristo anunciando o Reino Deus que é amor e justiça para todos.

Jesus lamenta a não escuta e acatamento das suas propostas, recusando ao convite d’Ele para conversão e mudança de vida. Jesus nos fala que quem ouve o missionário, ouve Ele mesmo, e quem o recusa, está recusando o próprio Cristo. Por isso, o missionário e a missionária devem ser pessoas de Deus.

É na oração, na escuta da Palavra e na participação da Eucaristia que nos fazemos coerentes na Fé em Cristo, que nos salva e nos liberta sempre.

Que Santa Terezinha nos ajude intercedendo a Deus Pai por nós para que possamos viver o amor de Deus e que ele seja derramado em nosso coração. Assim, nós rejuvenescemos no seguimento de Cristo, abraçando a causa do Reino. Que Deus seja tudo em todos e que o mundo seja diferente: mais humano e fraterno na família, na sociedade e na Igreja.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 1º de outubro de 2010

Nenhum comentário: