ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eleição é momento de participação popular...

[QUE ESTA PARTICIPAÇÃO SE ESTENDA TAMBÉM A TODO PERÍODO NÃO-ELEITORAL]

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

A eleição é um momento muito especial. O povo, com a sua consciência livre, escolhe os seus candidatos para que a democracia funcione de modo pleno. Os escolhidos e os vitoriosos têm uma grande responsabilidade de fazer leis justas, executar as leis e propostas que visam o bem comum da nação, do estado e da cidade. Cada pleito é a demonstração de civismo e nacionalidade.

Os partidos e as suas propostas são propagados, e depois de eleitos, devem se conciliar para o bem de todos. Devem buscar na reflexão e no discernimento a sabedoria de dirigir o público e estimular o privado para o desenvolvimento sustentável que leva em conta a pessoa humana e o mundo ambiental e planetário.

A nação é feita por todos que a compõem. Cada um, de acordo com suas responsabilidades, deve fazer bem as suas tarefas. Acreditamos na corrente do bem que se propaga de modo que todos se sintam responsáveis pela paz e justiça. “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança” (Sl 33, 12).

Isso mesmo: feliz é a nação que tem o Senhor como Deus de todas as coisas, pois cada um de nós, pessoas cidadãs, sintamo-nos comprometidos com tudo que leva ao bem a todos sem excluir ninguém.

Se cada um fizer bem a sua missão e melhor, o mundo se transforma, a sociedade se renova e a vida torna-se vitoriosa. Deus abençoe a todos e que as nações sejam soberanas no sufrágio de cada voto do cidadão e da cidadã. Viva a democracia! Não existem derrotados, nem vencedores. Após o resultado do pleito cívico e democrático, o que restará será a nação, o estado e o município como um todo, pensando no bem estar de todos, isto é, das crianças, dos jovens, dos adultos e das pessoas idosas. Todos eles sendo valorizados nos seus direitos mais fundamentais, que são vida digna, segurança, saúde e educação de qualidade, moradia, transporte, etc...


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 17 de outubro de 2010

Nenhum comentário: