ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 3 de outubro de 2010

Salve a Democracia e a Vitória de um Povo Livre e Soberano

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

“O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons” (Martin Luther King)

Com esse pensamento desse grande líder estadunidense, podemos fazer uma reflexão como deve ser a atitude do cristão diante de tanta injustiça e de propostas de leis que contrariam a Lei Natural de Deus. Cada cristão deve ser coerente na fé e na atitude. Não podemos ficar calados diante de ações más das pessoas que não permitem que a vida e a justiça aconteçam.

Muitos jovens estão marginalizados e sem rumo devido ao consumismo, ao materialismo e à cultura do prazer e das coisas fáceis. Eles precisam de uma educação de qualidade e trabalho bem remunerado. Que eles possam ver coerências no agir das pessoas e que a ética e a moralidade sejam a bandeira sublime de uma nação que quer ser prospera e desenvolvida.

O individualismo tem demonstrado na sua ação que produz na sociedade o indiferentismo pela causa dos pobres e oprimidos. A política é arte de fazer o bem para todos e que a busca da justiça seja para os que não têm vez e nem voz no mundo.

A democracia é a chance para que cada cidadão busque o interesse coletivo e não o individual, escolhendo pessoas que sejam coerentes no bem, no amor ao próximo, na defesa da vida e da justiça para todos. O ato de votar é sagrado e ele deve ser livre e consciente. Tudo deve concorrer para que cada pessoa seja bem informada e que ela faça o bom juízo de tudo para que o seu voto seja um bem para todos.

Que em cada pleito possamos aprender e medir as consequências de cada eleição e aprender com os acertos e erros da ação política e que nunca desanimemos para que haja desenvolvimento e respeito à vida humana e planetária no mundo e na nossa sociedade.

Salve a democracia e a vitória de um povo livre e soberano.


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 1º de outubro de 2010

Nenhum comentário: