ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A vida é dom e direito; e Deus é o Senhor da Vida

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Deus é o autor da vida e deu todas as condições para que ela se desenvolva e cresça. Mas a ganância, os interesses egoístas e hedonistas, o materialismo e o egoísmo não permitem que a vida de inocentes venha ao mundo. A sociedade [capitalista] é marcada muitas vezes pela cultura da morte e nós não podemos acomodar e nos acharmos que é natural a prática desta violência ao nascituro. Devemos proteger a vida em todos os seus estágios.

“A vida do homem provém de Deus, é Seu dom, é imagem e figura d’Ele, participação do Seu Sopro Vital. Desta vida, portanto, Deus é o único Senhor: o homem não pode dispor dela” (João Paulo II na encíclica Evagelium Vitae, 39). A Comunidade Canção Nova trouxe recentemente uma série de reportagens com o título “Vida: direito de todos”.

Ela traz até você a palavra da Igreja na voz de Dom Benedito Beni dos Santos, pastor e bispo da Diocese de Lorena, para falar da dignidade e do valor da vida humana. Nenhuma pessoa, instituição ou legislação têm o direito sobre a vida de um ser, sobretudo aquele que ainda não nasceu.

“Só Deus é o Senhor da vida. Não existe nada que justifique a prática do aborto, porque o aborto é a destruição de uma vida inocente. A vida é, antes de tudo, um dom fundamental, sem este dom, nós não podemos receber nenhum outro”, explica o bispo de Lorena. Perguntado sobre a questão da legalização do aborto no Brasil, dom Beni disse que “legalizar o aborto é legalizar o crime” e, lembrando as palavras de João Paulo II, por ocasião de uma de suas visitas à sua terra natal, a Polônia, o bispo disse.

“Ai da nação que mata os seus próprios filhos, porque, legalizando o aborto, nós teremos o próprio povo matando seus filhos. Isto é uma aberração, é um absurdo, um crime diante da humanidade e diante de Deus”, acrescentou o prelado e continuou. “Legalizar o aborto, como uma questão de saúde pública, é uma contradição. Nós temos direito ao corpo no sentido de cuidar dele, mas ninguém tem o direito de destrui-lo. Por outro lado, nós sabemos que a criança em gestação não é parte do corpo da mulher, é uma nova vida que surge em seu seio e, portanto, um novo ser de direitos que a própria mãe precisa respeitar. De modo algum a criança é um membro do corpo da mãe”, explica dom Beni.

A voz do bispo de Lorena e o pronunciamento do nosso saudoso João Paulo II (1978-2005) nos leva a pensar e a refletir sobre a responsabilidade que temos com a vida. Não podemos deixar a morte ser primazia na nossa sociedade [capitalista?]. Devemos educar bem as crianças, as famílias e a sociedade [capitalista?] para a vida e promovê-la em todos os estágios. Devemos fazer a corrente do bem. Ter uma vida na simplicidade, seguir os passos de Cristo, procurar viver conforme a vontade de Deus.

São Paulo a Timóteo nos exorta dizendo. “Sabe, porém, o seguinte: nos últimos dias sobrevirão momentos dificieis. Os homens serão egoístas, gananciosos, jactanciosos, soberbos, blasfemos, rebeldes com os pais, ingratos, iníquos, sem afeto, implacáveis, mentirosos, incontinentes, crueis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que de Deus, guardarão as aparências da piedade, negando-lhe, entretanto o poder. Afasta-te também destes” (2 Tm 3, 1-5).

Assim, devemos estar prontos em ser autênticos cristãos, defendendo a vida, o bem, a justiça, a paz, a partilha e a solidariedade. Devemos ter um coração dócil e misericordioso, estendendo mão aos que mais precisam e dando ajuda às mulheres indefesas para que a vida seja vitoriosa sempre. Devemos ser de Cristo sempre.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 08 de outubro de 2010

ACESSE
www.cancaonova.com

Nenhum comentário: