ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A beleza de sermos amigos, filhos de Deus


Cada vez que sentimos aproximados de Deus, tornamo-nos mais felizes e sentimos a beleza de estarmos juntos do Deus que é Pai. O amor do Pai nos ajuda a viver esta filiação que ganhamos com a vida de Cristo que morreu e ressuscitou para nos dar esse grande presente.

Deus é pai de todos e, com a força do Espírito, chamamos Deus de Pai. Nós estamos sempre com Deus, pois Ele é presente em nossa vida. Deus nunca nos deixa só e ainda nos assiste com a sua graça. Jesus nos ensinou o caminho de chegar a Deus-Pai. A Igreja é mãe e mestra, e nos ensina docilmente que Deus é Pai na oração universal do Pai Nosso (1).

O santo padre, o papa Bento XVI, durante a Audiência-Geral de quarta-feira (23/05), em sua habitual catequese, refletiu sobre a importância de chamar Pai a Deus, como Cristo na Cruz que diz: Abbá, Pai! O santo padre recordou que “o Espírito Santo nos ensina a tratar Deus, na oração, com os termos afetuosos de ‘Abbá, Pai!’, como fez Jesus”.Citando São Paulo, afirmou que é o “Espírito que clama em nós ‘Abbá, Pai!’ e “faz-nos sentir numa relação de profunda confiança com Deus, como a de uma criança com seu pai” (2).

“Hoje muitos não se dão conta da grandeza e da consolação profunda contidas na palavra ‘Pai’, dita por nós a Deus na oração”. E continuou. “O Espírito Santo ilumina o nosso espírito, unindo-nos à relação filial de Jesus com o Pai e sempre em união com toda a Igreja”. Bento XVI recordou que, desde o princípio, a Igreja “assumiu esta invocação, de modo particular, na oração do Pai Nosso”.

Quando rezamos ao Pai, nunca estamos sozinhos. É a Igreja que sustenta a nossa invocação, porque a nossa invocação é invocação da Igreja. Ao final, o santo padre destacou a importância de “provar, na nossa oração, a beleza de sermos amigos, filhos de Deus, de poder invocá-lo com a confiança de uma criança que se dirige aos pais que a amam.

Abramos a nossa oração à ação do Espírito Santo para que nós gritemos a Deus “Abbá! Pai” e para que a nossa oração transforme, converta constantemente o nosso pensar, o nosso agir para torná-lo sempre mais conforme àquele do Filho Unigênito, Jesus Cristo (2).

Após a catequese, Bento XVI dirigiu a seguinte saudação aos peregrinos de Língua Portuguesa. “Queridos peregrinos de Língua Portuguesa: sede bem-vindos! Saúdo, de modo particular, os brasileiros do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, bem como as Irmãs Franciscanas de São José. Com a proximidade da solenidade de Pentecostes, procurai, a exemplo de Nossa Senhora, estar abertos à ação do Espírito Santo na vossa oração, de tal modo que o vosso pensar e agir se conformem sempre mais com os do seu Filho Jesus Cristo. De coração vos abençoo a vós e às vossas famílias! (2).


As palavras do nosso papa nos ajudam a ter esta experiência de filho com seu Pai. Na oração, conseguimos a intimidade com Deus. Deus nos sonda e nos coloca no seu coração paterno no amor que Ele tem por nós no seu Filho. Jesus é a certeza de encontrar Deus, pois Ele nos revelou a sua face amorosa e misericordiosa por nós pecadores.

Somos acariciados pelo Deus da Vida e pela certeza que temos em Deus porque Ele está presente em todas as nossas situações de vida. Ele sabe os nossos passos, sabe onde vamos, sabe quando descansamos, sabe os nossos pensamentos e tudo que passa em nós (cf. Sl 138). Tudo tem a marca presencial de Deus. O amor Dele nos conforta e nos anima para a caminhada com todos na luta por justiça, amor, perdão e misericórdia por todos (1).

Amém!!!

(1) Reflexão de José Benedito Schumann Cunha, teólogo
23-05-2012

Nenhum comentário: