ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Só com Cristo a humanidade descobre o sentido da existência, diz papa


Queridos irmãos e irmãs,

Nós cristãos encontramos sentido da nossa vida e da nossa existência em Jesus. A vida é um dom precioso que precisamos defender e proteger. Há muitos que defendem o aborto e a eutanásia, alegando uma liberdade de tirar a vida dos inocentes e indefesos. Estamos numa sociedade do eu e do ter que não leva em conta a pessoa humana que é agredida nos seus direitos fundamentais que são a vida, a moradia digna, a saúde de qualidade e a educação sem discriminação. Precisamos levar a todos o Cristo que é o caminho, a verdade e a vida que nos leva à eternidade com o nosso Deus. O mundo sempre segue a contramão da historia da vida do homem, pois vive o imediatismo e o presente, sem levar em consideração que, no futuro, nós vamos envelhecer e ficar doentes, e precisaremos de ajuda humana e solidária (1).

O santo padre, o papa Bento XVI, recebeu, em audiência, os diretores nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Para o papa Bento XVI, a evangelização é sempre uma questão urgente e, nestes tempos, impulsiona a Igreja a operar com passos ainda mais largos pelos caminhos do mundo, para levar cada homem ao conhecimento de Cristo.

“Somente na Verdade, de fato, que é o próprio Cristo, a humanidade poderá descobrir o sentido da existência, encontrar a salvação e crescer na justiça e na paz. Cada homem e cada povo têm o direito de receber o Evangelho da verdade”, salientou o papa ao encontrar-se com os diretores nacionais das POM, na manhã desta sexta-feira (11/05), no Vaticano (2).

O sumo pontífice destacou que percorrer as estradas do mundo para proclamar o Evangelho a todos os povos da terra e guiá-los ao encontro com o Senhor exige que o anunciador tenha um relacionamento pessoal e cotidiano com Cristo, o conheça e o ame profundamente. “É necessário invocar a luz e a força do Espírito Santo, e empenhar-se com decisão e generosidade para inaugurar, neste sentido, ‘uma nova época de anúncio do Evangelho, porque, depois de 2000 anos, uma grande parte da família humana ainda não reconhece Cristo, mas também porque a situação na qual a Igreja e o mundo se encontram apresenta particulares desafios à fé religiosa’”, comentou Bento XVI lembrando palavras de João Paulo II (2).

O santo padre recordou ainda que, nesta fase de mudanças econômicas, culturais e políticas, o ser humano deve se sentir muitas vezes sozinho, em meio à angústia e ao desespero, e mesmo assim, os mensageiros do Evangelho, apesar de anunciadores de esperança e paz, continuam a ser perseguidos como Jesus Cristo. Mas, mesmo com os problemas e a trágica realidade da perseguição, a Igreja não se desencoraja, permanece fiel ao mandamento de seu Senhor. “A mensagem de Cristo, hoje como ontem, não pode adequar-se à lógica deste mundo, porque é a profecia e a libertação, é semente de uma humanidade nova que cresce e só no fim dos tempos haverá sua plena realização”, enfatizou o papa (2).

As palavras do papa Bento XVI nos faz pensar na nossa responsabilidade cristã diante de um mundo hostil a Deus e aos homens. Jesus é o mesmo ontem e hoje, e será sempre. Ele não veio ao mundo para nos atrapalhar nas nossas escolhas, mas veio para mostrar que, quando optamos por Ele, vamos encontrar a verdadeira mensagem que nos dignifica e nos dá vida plena. Queremos ser livres e esta liberdade é quando podemos fazer escolhas.

Se ouvirmos a voz de Deus que nos chama a ter comunhão com Ele e com todos, então ressurgimos como pessoa nova que resplandece à imagem Dele no mundo. O Evangelho é a boa notícia que traz vida em abundância para todos. Então por que ficarmos procurando outros caminhos que nos esvaziam e nos deixam frustrados como pessoa humana? O que nos impede de seguir Jesus doador de vida e paz? Que cada uma faça sua boa escolha e esta está ao nosso alcance que é Jesus, nosso Senhor (1).

Amém!!!

(1)        José Benedito Schumann Cunha, bacharel em Teologia
(2)        www.cancaonova.com - 13-05-2012

Nenhum comentário: