ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 22 de maio de 2012

Bento XVI explica Solenidade da Ascensão do Senhor


A Igreja celebra a Ascensão do Senhor, que é a coroação da missão de Cristo no mundo. Esta vitória foi conseguida pela sua obediência à vontade do Pai. Jesus cumpriu fielmente a sua missão, levou a todos a boa nova da salvação, curou muitos doentes e fez muitos milagres. Transformou corações duros para o amor que salva. O perdão dos pecados foi o remédio da alma de muitas pessoas que procuraram Jesus. Deus veio ao mundo através de Maria, esta mulher foi a mãe de Jesus. Ela foi a presença firme de quem crê em Deus sempre. Ela soube fazer a vontade de Deus na sua vida e não queria regalias, viveu na simplicidade no amor de Deus em seu filho predileto e único, Jesus. A Ascensão de Jesus é o caminho da nossa humanidade em Deus. Um dia estaremos no céu onde Jesus está com todos os anjos e santos (1).

O santo padre, o papa Bento XVI, abençoou os peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. Fieis e peregrinos compareceram em grande número à Praça São Pedro, no Vaticano, para ouvir as palavras de Bento XVI, no Ângelus de domingo (20/05) e receber a sua bênção. Bento XVI falou aos presentes sobre a Ascensão do Senhor, ressaltando que o acontecimento “assinala o cumprir-se da salvação, iniciada com a Encarnação”. Ele explicou que, ao ascender aos céus, Jesus não abandonou a humanidade. Pelo contrário, “assumiu consigo os homens na intimidade do Pai e assim revelou o destino final da nossa peregrinação terrena”. “A Ascensão é o último ato da nossa libertação do peso do pecado”, disse o papa, que acrescentou. “Por isso os discípulos, quando viram o Mestre levantar-se da terra e elevar-se para o alto, não foram tomados pelo desconforto, mas sentiram uma grande alegria e sentiram-se encorajados a proclamar a vitória de Cristo sobre a morte" (cf. Mc 16, 20).

Sobre o significado da Ascensão, o santo padre explicou que esse gesto do Senhor revela que, “em Cristo, a nossa humanidade é levada às alturas de Deus. Assim, a cada vez que rezamos, a terra une-se ao Céu. E como o incenso queimando faz subir às alturas a sua fumaça de suave perfume, de forma que, quando elevamos ao Senhor a nossa fervorosa e confiante oração, em Cristo, ela atravessa os céus e alcança o Reino de Deus, e é por ele ouvida e atendida” (2).

Por fim, o papa citou a obra de São João da Cruz, a Subida ao Monte Carmelo. “Para ver realizados os desejos do nosso coração, não há modo melhor que colocar a força da nossa oração naquilo que agrada a Deus. Então ele nos dará não somente o que pedimos, ou seja, a salvação, mas também o que considerar que seja conveniente e bom para nós”.

O papa lembrou então dois eventos trágicos ocorridos na Itália nas últimas 24 horas: um atentado a uma escola da cidade de Brindisi e o terremoto dessa madrugada que atingiu a região italiana da Emília Romagna deixando, até o momento, um saldo de seis mortes. O santo padre manifestou sua proximidade às vítimas e aos seus familiares.

Como sempre faz, Bento XVI saudou os presentes nas suas diversas línguas. Em português, disse. "Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, em particular o grupo brasileiro da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Piabetá, a quem agradeço o apoio espiritual e material que dão ao meu serviço de Sucessor de Pedro. Sobre todos invoco os dons do Espírito Santo, para serem verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, fazendo jorrar a sua Vida no meio das respectivas famílias e comunidades, que de coração abençôo" (2).

Assim, encorajados na força do Espirito Santo, nós somos chamados a continuar a missão de Jesus. Não devemos temer nada, pois Deus está conosco. É sempre bom ouvir as palavras do nosso papa que nos ajuda a compreender melhor esta Festa da Ascensão do Senhor, que é a vitória da nossa humanidade. Jesus vai para o céu e nos deixa um ensinamento que a sua ressurreição é a certeza da nossa também, mas primeiro nós devemos assumir com responsabilidade de evangelizar a todos. Evangelizar é dar testemunho de Cristo que somente Ele pode nos libertar de todo o mal que escraviza o homem moderno. Não podemos ficar no comodismo, na omissão e materialismo, pois essas coisas não ajudam o homem a ser livre, e ainda deixam uma marca de vazio existencial. Se quisermos nos realizar como pessoas humanas, precisamos aderir a Cristo e viver o que Ele ensinou para termos a vida plena em Deus sempre (1).

Amém!!!

(1) Reflexão de José Benedito Schumann Cunha, teólogo
20-05-2012

Nenhum comentário: