ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 26 de maio de 2012

O Espírito Santo anima a Igreja para o testemunho


Neste domingo, celebramos com muita alegria a Festa do Pentecostes. Fazemos a memória do Dom do Espírito Santo, após o Tempo Pascal, que vem até os apóstolos com Maria no Cenáculo, onde estavam reunidos em oração. A Igreja nasce na força do Espírito Santo e nos faz corajosos e fortes no testemunho do Cristo Ressuscitado que trouxe a salvação à humanidade.

Sabemos que a Festa de Pentecostes era uma festa muito antiga dos judeus e celebravam após 50 dias a Páscoa. O Povo de Deus se reunia e agradecia pela colheita feita, mas, depois, esse povo celebrava a alegria da libertação do Egito. Após 50 dias da libertação e após o acolhimento da lei no Monte Sinai e a formação do povo, sendo que este acontecimento foi marcado por uma teofania através de trovoes, relâmpagos, trombeta, etc, Deus está com seu povo que anualmente agradece a Deus pelas suas maravilhas feitas no Êxodo, isto é, sai da terra que eram escravos e vai para a terra onde pode ser livre e adorar a Deus, sem nenhum obstáculo.

No Livro dos Atos dos Apóstolos, nos é narrado o Pentecostes cristão. Eles estavam reunidos em oração com Maria no cenáculo, quando o Espírito Santo vem em forma de línguas de fogo e os enche de alegria, força e ânimo para a missão de evangelizar. É a nova aliança perpetuada por Cristo para sempre. Assim formamos o novo Povo de Deus que marcha para o céu construindo já o Reino de Deus visível na terra. Os cristãos são os membros do novo povo que tem o Deus da Vida e que nos leva a caminhos seguros, tramados na justiça, no amor, na partilha, na solidariedade. 


O acontecimento de Pentecostes foi também marcado com trovões e uma ventania. Isso nos remete ao Sinai da antiga aliança (cf. At. 2, 1-11). São Paulo nos fala que, quando falamos que Jesus é o Senhor, isso acontece por causa da ação do Espírito Santo em nós. Cada um recebe dons espirituais, mas só que o Espírito Santo é o mesmo. Os dons recebidos não são para divisão e orgulho, mas uma forma de colocarmos nas mãos do Senhor para que Ele opere maravilhas na nossa vida e na dos outros.

Tudo acontece para o bem comum. Não há exclusividade entre nós. Somos agora todos irmãos e irmãs em Cristo. Assim podemos repetir: “Na verdade, todos nós, judeus e gregos, escravos e homens livres, fomos batizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito” (1 Cor 12, 13).

Agora há compreensão na fala. Todos entendem a mensagem. Já não existe confusão e nem divisão ou dispersão, como houve no episódio da Torre de Babel narrada em Gn 11. Deus
se revela no amor. Por que ficarmos em discussões que levam à divisão, se já temos Cristo e o Espírito Santo que confirmam a Palavra de Deus a nós?

A Igreja vive o Pentecostes na medida em que leva e anuncia a mensagem de Cristo a todos, sem medo, na força do Espírito Santo. O Evangelho mostra Jesus dando aos discípulos o dom do Espírito Santo, a força que dá vida e que une as pessoas.

Somos a Igreja do pão partilhado, do perdão, da palavra que salva e do calor do Espírito Santo que nos impulsiona para a missão evangelizadora. Aqui encontramos a coragem e o destemor que faz com que cada cristão assuma a sua cruz, a sua responsabilidade para transformar a realidade de pecado e morte para a realidade da graça e vida (cf. Jo 20, 19-23).

Assim, queridos irmãos e irmãs, a nossa linguagem deve ser de amor para com todos. É urgente ser mais caridosos, fraternos e procurar a unidade, com todos. Não podemos ficar procurando prestígio e honrarias, porque somos servo de Cristo, missionário do Evangelho da Vida. Nada pode ser pior no mundo se não assumimos a nossa fé em Cristo no nosso agir de cristão.

Que a Igreja seja um sol que ilumina a todos que nela cheguem e possam sentir acolhidos e amados por todos.

Amém!!!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
25-05-2012

Nenhum comentário: