ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 6 de maio de 2012

“Permanecei em mim”, diz Jesus


Queridos irmãos e irmãs,

A liturgia dominical deste quinto Domingo da Páscoa nos chama a atenção para estarmos unidos a Cristo vivo e ressuscitado, como ramo ligado ao tronco da videira para produzir frutos. Jesus é a videira verdadeira que tem Ele como tronco e cada um de nós como ramos. É na comunidade cristã que vivemos a comunhão com Cristo e com todos os irmãos de caminhada. Desse modo, permanecemos em Cristo e Cristo em nós.

No Livro dos Atos dos Apóstolos, vemos Paulo narrando a sua conversão que aconteceu no Caminho de Damasco para os apóstolos, a fim de que eles o acolham como seguidor de Cristo, que é o caminho que nos leva ao Pai (cf. At 9, 26-31). Depois da sua conversão a Jesus, passaram anos, ele resolve ir a Jerusalém para ter um encontro com Pedro e poder fazer parte da comunidade dos convertidos a Jesus, vivo e ressuscitado.

Não foi fácil ser aceito devido ter fama de perseguidor e isso gera medo e desconfiança. Nem por isso Paulo desanimou e nem voltou para traz. Ele queria realmente ficar na comunidade eclesial. Ficou então unido a Cristo na comunidade para dar testemunho do Cristo vivo, sem nenhum constrangimento e medo.

Assim nós devemos nos proceder e ficar unidos a Cristo e na comunidade cristã, dando testemunho da nossa fé em Jesus e construindo o Reino de Justiça, Amor e Solidariedade entre nós. Nenhum obstáculo ou dificuldade será motivo para nos afastar de Jesus vivo, pois é Ele que nos dá força para estar com Ele e trabalhando em prol do bem comum para todos. Devemos acolher a todos e não deixar ninguém fora da comunidade.

Na Primeira Carta de São João, nos é mostrado e nos é advertido que a fé é demonstrada através do amor que temos a Deus e aos irmãos e irmãs. Deus é amor e nos ensina a amá-Lo nos irmãos, principalmente os doentes, pobres e excluídos de nossa sociedade. A nossa mão deve estar estendida a todos, sem exceção (cf. 1 Jo 3, 18-24). 


O evangelista São João nos mostra Jesus dizendo: “Eu SOU a Videira Verdadeira”. É uma afirmação forte e cheia de significado. A figura da vinha já era descrita no antigo testamento. Israel era comparada à vinha que foi plantada e cultivada pelo nosso Deus zeloso. Mas os frutos não vieram, como Deus esperava. É em Jesus que a verdadeira vinha produz o fruto da Redenção e Salvação da Humanidade.

Então Jesus nos chama de ramos que precisa estar ligados a Ele para produzir frutos bons de bondade, de justiça, de amor, de perdão e de partilha para com todos.

Se permanecermos com Cristo, então vamos produzir muitos bons frutos. Como que poderei permanecer em Cristo? É simples! Primeiro é crer em Jesus e ser batizado. depois é fazer o que Ele manda na sua Palavra e segui-LO onde Ele for, procurando fazer o bem e dar testemunho Dele com a nossa vida ligada a Ele na comunidade, na família e na sociedade.

Sem Jesus, nada podemos fazer. Com Ele, vamos ter a seiva que nos leva à vida eterna e nos dá força para realizar, já, o Reino de Deus aqui entre nós (cf. Jo 15, 1-8).

Amém!!!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
05-05-2012

Nenhum comentário: