ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Jesus ascende ao céu e nos dá uma missão: “Ide e Evangelizai”


A liturgia desse domingo nos convida a celebrar o Domingo da Ascensão do Senhor aos céus. Este acontecimento faz parte do mistério pascal que celebramos. Aqui nós nos deparamos no aspecto de fé e na conclusão da missão de Jesus na Terra, que nos convoca para a missão de evangelizar.

A Igreja tem essa missão, apesar de tantos obstáculos e acontecimentos, mas ela tem o comando e a força do Espírito Santo. Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor e estamos celebrando também a Novena de Santa Rita, modelo de discípula de Jesus que deixou para nós o exemplo e a sua marca na sua paciência, na sua bondade e na sua virtude de mãe, esposa e amiga de Jesus.

Ela é a nossa intercessora diante de Jesus. Seguir Jesus é caminhar nas escolas dos Santos que se espelharam às suas vidas em Jesus. Quando temos Jesus na nossa vida tudo muda e a esperança da vida eterna retorna a nós.

No Livro dos Atos dos Apóstolos, vemos o início do trabalho apostólico. Percebemos que os ensinamentos e as ações de Jesus continuam no agir dos apóstolos (cf. At 1, 1-11). O tempo de 40 dias tem um sentido simbólico e catequético, que significa o tempo certo para que os apóstolos aprendam a agir nas lições deixadas por Jesus.

O fato da refeição significa a intimidade e a comunhão de seus membros. Jerusalém é lugar da espera da vinda do Espírito Santo. Onde houve o cenário da Paixão, Morte e Ressurreição deverá ser o sinal propagador da missão dos apóstolos de levar a boa notícia a todos.

Jesus dá a missão a eles e a nós também: “Sereis minhas testemunhas em Jerusalém… Judéia, Samaria e até os confins da terra...” Ali Jesus “Elevou-se… e uma nuvem o encobriu...” (cf. Mc 16, 15-20).

Esse mistério presente se oculta aos olhos do povo. Os anjos dão um alerta e nos convidam para que não fiquemos parados e inérteis na contemplação, mas que devemos prosseguir orando e trabalhando na seara do Senhor. Agora a Igreja tem o mandato e compromisso que recebeu de Jesus para evangelizar a todos.

O que estamos fazendo na Igreja? Será que ficamos parados somente na contemplação e adoração e não fazemos nada pra nossa comunidade cristã ser autêntica seguidora de Cristo no mundo?

Jesus não sai de cena com a sua ascensão, mas a sua presença se torna visível na ação dos apóstolos e de cada um de nós que trabalhamos na nova evangelização. A Igreja é impulsionada pelo Espírito Santo que dá força e ânimo na missão de levar o projeto de salvação de Nosso Deus.

Na Carta de São Paulo, somos motivados a interpretar a Ascensão está para a glorificação de Cristo e para o anúncio do retorno de todos nós a Deus. Em Deus, tudo começa e termina. É o fim último de todos nós. Nascemos e morremos para Deus (cf. Ef 1, 17-23).

O Evangelho de Marcos mostra a Missão dos discípulos no mundo, após ascensão e a volta de Jesus para o Pai. Encontramos nesta passagem três fatos que são: Jesus ressuscitado define a MISSÃO dos Discípulos; Jesus vai para o Pai e, por último, os discípulos e os apóstolos partem para a missão evangelizadora, isto é, levar a boa nova de Jesus para todos.

Assim, estamos cumprindo a missão universal da Igreja que é “Ide e evangelizai o mundo”. Pregar o evangelho da salvação. Anunciar o Reino de Deus que é a presença da justiça, do amor, da solidariedade, da partilha e do perdão. Quem ama Jesus cumpre o que Ele fez e leva a todos a Sua boa nova. Não fica parado e nem acomodado. O mundo se torna mais humano e cristão na medida em que somos fieis a Deus, agindo beneficamente. Somos missionários do Senhor e devemos viver como tal.

Tudo por Jesus, nada sem Maria.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!!! 

Amém!!!

José Benedito Schumann Cunha
Bacharel em Teologia
19-05-2012

Nenhum comentário: