ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

INFORMES DA PASTORAL NOTURNA


desde 1994 a serviço da vida e da dignidade para todos

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros comunica que a sua reunião mensal será toda primeira segunda-feira do mês. Mas como a primeira segunda-feira de maio (07/05) coincide com o aniversário natalício do coordenador arquidiocesano desta Pastoral, padre Antônio Brígido de Lima, informamos que há grandes chances de ela ser adiada em virtude das comunidades paroquiais gostarem de homenagear sacerdotes pela passagem do aniversário natalício deles. É costume do nosso povo e não podemos fugir a essa cultura religiosa e humana.

Informamos também que em toda segunda 2ª Feira do mês acontece reunião das Pastorais Sociais da Arquidiocese de Montes Claros. A Pastoral da Comunicação é uma das 17 Pastorais Sociais, de acordo com as Diretrizes de Ação Evangelizadora e Missionária da Igreja Particular de Montes Claros 2011-2015 e da cartilha recém lançada e que ainda não é para ser divulgada pela Arquidiocese sobre as suas Ações Sociais. São 67 organismos de ação social mais a Santa Casa de Montes Claros. Na reunião de segunda-feira (14/05), às 18h, haverá Estudo da 5ª Semana Social Brasileira. 


Acrescentamos ainda que o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais enfoca o tema “Silêncio e palavra: caminho de evangelização” e deve ser celebrado nas missas do domingo (20/05). Este Dia coincidirá com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 20 a 27 de maio de 2012.

A Pastoral da Educação e a Equipe Arquidiocesana para o Diálogo Ecumênico e Interreligioso convidam para celebração ecumênica na quinta-feira (25/05), às 19h, na Sala Geraldo Freire (anexa à Câmara Municipal de Montes Claros), “com o objetivo comum de servir ao nosso Bom Deus”. O convite é endereçado, sobretudo, ao conselheiro da Pastoral da Comunicação no Conselho Arquidiocesano de Pastoral (Conarpa), Jorge Miguel da Silva Farinha. A Pastoral da Educação e a Equipe Arquidiocesana para o Diálogo Ecumênico e Interreligioso pretende com isso “orar em conjunto, praticar a fraternidade e nos unir como irmãos e irmãs”. 



“Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Cor 15, 51-58) é o tema desta Semana. Para outras informações, acesse o site www.conic.org.br. A Comissão Arquidiocesana para o Diálogo Ecumênico e Interreligioso tem o objetivo geral de “unir Igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, construindo uma cultura de solidariedade e de paz”. 

Os objetivos específicos são “conclamar as Igrejas, as Religiões e toda a sociedade norte-mineira para a implantação de um modelo econômico de solidariedade e de justiça para todas as pessoas. Que tenhamos todos direito à educação e saúde públicas de qualidade, práticas de economia popular solidária e políticas públicas que garantam o trabalho e a dignidade do norte-mineiro”. O atual coordenador da Comissão é o padre Valdomiro Soares Machado.  

No final de semana do 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Arquidiocese de Montes Claros promoverá três eventos: Encontro Estadual dos Atingidos pela Mineração (18 a 20/05/2012, no Centro Comunitário Santo Antônio, em Salinas (MG); Encontro de Aprofundamento para Assessores da Infância, Adolescência e Juventude Missionárias (IAJM) da Arquidiocese de Montes Claros (18 a 20/05/2012, na Paróquia Menino Jesus de Praga); e Encontro Arquidiocesano da Pastoral Litúrgica sobre “Espaço Litúrgico” com assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), João Martins de Oliveira Filho (18 e 19/05/2012, na Casa de Pastoral, Bairro Santo Antônio, em Montes Claros/MG, desde 1980 a serviço da vida e da dignidade para todos).
  
Reforçamos ainda aquela Divisão Social do Trabalho da Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, acordada em reunião com o arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, no final de 2011. Compõem o Setor Internet Antônio Brígido de Lima (padre), Aparecido Camelo de Oliveira (leigo), Fredson Lauton (leigo consagrado) e João Renato Diniz Pinto (leigo).

Integram o Setor Televisão Viviane Carvalho (leiga), Ricardo Soares de Oliveira (leigo) e Eugênio Pascelli Ferreira Zuba (leigo). Participam do Setor Rádio Fredson Lauton (leigo consagrado) e Eugênio Pascelli Ferreira Zuba (leigo). O Setor Propaganda e Captação de Recursos fica a cargo de Valim Rodrigues Rocha e Jorge Miguel da Silva Farinha.

E constituem o Setor Jornal Viviane Carvalho (leiga), Ricardo Soares de Oliveira (leigo), João Renato Diniz Pinto (leigo), Benedito Odeto de Lima (religioso), Geraldo Marcos Tolentino (monsenhor), Gledson Eduardo de Miranda Assis (padre), Inivaldo Fernandes de Lima (padre), João Batista Gomes Maia (leigo), José Benedito Schumann Cunha (teólogo), Lucas Rodrigues (seminarista), Roque Plínio Loss (religioso), Sônia Gomes de Oliveira (leiga) e Valéria Borborema (leiga).

Informamos que o prazo para entrega de materiais para o jornal “Clarão do Norte” de junho de 2012 é a terça-feira, dia 15/05. Já estamos recebendo muitos materiais. Logo, caso envie materiais para este Setor, não quer dizer necessariamente que serão utilizados na edição de junho de 2012 (número 53). O jornal é um espaço limitado.    

A primeira segunda-feira do mês de junho será o dia 04. Aguardamos a presença de todos com muita expectativa em nossa reunião, a partir das 18h, em nossa sede desde 2007: Rua Januária, 387, Centro de MOC, quando a jornalista Viviane Carvalho repassará a capacitação do 5º Encontro Nacional de Jornalistas de (Arqui)Dioceses, acontecido recentemente em Brasília (DF).

Atenciosamente,

Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Montes Claros

NOSSA SENHORA DO SILÊNCIO, ROGAI POR NÓS!!!


 

Nenhum comentário: