ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Alegrai-vos: a libertação está próxima

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

No tempo de Sufonias, o país passava a pior miséria moral. Ele, como profeta, proclama sua mensagem e anuncia ao povo catástrofes das quais só escapará um pequeno resto. Mas também anuncia tempos melhores para Jerusalém. Deus estará presente, pois revogou a sentença contra ti e afastou os seus inimigos. Deus faz isso movido por amor e retoma a aliança a todo vapor. Quando Deus está presente, livra-nos da guerra e da destruição (Cf. Sf 3, 14-18a).

São Paulo nos chama a atenção dizendo. Alegrai-vos sempre no Senhor, eu repito alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens. O Senhor está próximo. Isso nos anima a construirmos um mundo melhor e que a gente não fique com preocupações, mas devemos entregar as necessidades a Deus. Confiemos n’Ele, pois Ele é fiel. Devemos suplicar, clamar e dar ação de graças a Ele. Isto quer dizer que devemos estar em comunhão com Ele e agradecer a sua presença que nos encoraja a fazermos boas obras. Isto traz paz à nossa vida (Cf. Fl 4, 4-7).

A conversão é uma necessidade para que a gente mude. Quem tiver muito, partilhe. Ofereça o que comer e o que beber a quem tem fome e sede. Deus nos dá em abundância. Devemos então procurar ser o caminho, a verdade e a vida. Não devemos explorar o outro nas nossas atividades humanas cotidianas. Assim João fala para nós hoje. Ele não era o Messias, mas O apontou para nós O seguirmos, porque Jesus nos batiza no Fogo do Espírito Santo (Cf. Lc 3, 10-18).

O Cristo nos purifica e nos faz criaturas novas; nos faz participantes do Reino de Deus, de um povo que O tem como luz que ilumina e faz o mundo mais irmão. Assim o nosso coração se alegra em Deus porque Ele não nos deixa só e nos faz ter esperança da libertação que está próxima. O Natal se torna grandioso quando nos tornamos pequenos nas mãos d’Aquele que é Tudo. A simplicidade, a fraternidade e a grandeza de Espírito nos fazem mais humanos e próximos dos irmãos e de Cristo.

Maria, auxilium christianorum, ora pro nobis!


Teólogo José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História, Pedagogia e Filosofia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Nenhum comentário: